Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Sigilo médico e paciente X Denuncia a aborto

O que deve prevalecer?

há 10 meses

Uma jovem de 21 anos procurou socorro em uma Santa Casa no interior de Minas Gerais com dor abdominal e sangramento.

Na UTI da Santa Casa o médico suspeitou de aborto e chamou a Polícia Militar.

Três PMs confirmam que foram acionados pelo ginecologista. Um deles diz que o médico, "ao fazer os exames clínicos, percebeu que a paciente havia passado por um aborto". "Diante dos fatos, fomos autorizados pelo médico a falar com a autora", complementa outro.

Diante da pressão do interrogatório, a paciente confessou o aborto, recebeu voz de prisão imediatamente e teve as mãos e pés algemados na maca.

Embora o depoimento dos policiais indique que a polícia foi acionada para apurar um aborto, o Ministério Público acusou a jovem também por homicídio e ocultação de cadáver, sem um cadáver até então.

A mulher, no entanto, diz que a criança nasceu sem vida.

Para a defesa, mesmo se houvesse vida no feto, "o médico não poderia acionar a polícia porque o compromisso dele é com a paciente".

O que diz a lei:

A primeira proibição está no Código de Ética Médica. O artigo 73 diz que é "vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente".

A segunda está no Código Penal. O artigo 154 considera "violação do segredo profissional" que alguém revele "segredo de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem".

Além de delatar, o médico depôs contra a paciente em fevereiro deste ano — e violou o artigo 207 do Código Penal. O texto diz que "são proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho".

No STJ, em março deste ano, a Sexta Turma anulou provas consideradas ilegais de um processo justamente porque a mulher foi denunciada por seu médico pelo aborto. O relator, ministro Sebastião Reis Júnior, citou o Código Penal para reafirmar que o médico é "proibido de revelar segredo de que tem conhecimento em razão da profissão".

No entanto, portaria de Bolsonaro recomendava denúncia. Quando a jovem foi denunciada estava em vigor uma portaria editada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que recomendava aos profissionais de saúde que denunciassem casos de aborto. O texto, revogado pelo governo Lula, seria inválido porque portarias não se sobrepõem às leis já em vigor.

O caso relatado está em andamento, processo está com o juiz para que decida se ela será submetida a Júri Popular.


Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2023/07/07/aborto-mulher-algemada-medicos...

  • Sobre o autorPaloma Oliveira, Soluções Jurídicas
  • Publicações55
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações52
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sigilo-medico-e-paciente-x-denuncia-a-aborto/1890737763

Informações relacionadas

Rogério Silva, Teólogo
Notíciashá 4 anos

Cientistas descobrem genes associados à violência

Fernanda Favorito, Estudante de Direito
Notíciashá 10 anos

Vídeo com decapitação de jornalista gera polêmica no YouTube

Douglas Figueiredo, Advogado
Artigoshá 2 meses

Proprietário: Descubra seus Direitos sobre seu Imóvel!

Pauta Jurídica
Notíciashá 3 anos

Presidente da República xinga presidente do TSE de "idiota" e "imbecil"

Cientistas descobrem porque bandos de aves voam em V

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)