Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

Somente após a assinatura pelo juiz é que a sentença passa a ser considerada ato processual

Publicado por O Direito Agora
ano passado


A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) anulou a sentença e determinou o retorno à primeira instância de um processo em que se discute a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade a um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em razão de o ato não conter a assinatura do magistrado.

Em seu recurso ao Tribunal, o INSS sustentou que o ato por não conter a assinatura do juiz é inexistente.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Rafael Paulo, explicou que, segundo o art. 205 do Código de Processo Civil, “os atos proferidos pelos magistrados devem obedecer aos requisitos instrumentais, tendo como requisitos de validade do ato decisório a data e a assinatura do juiz prolator do referido ato”.

Segundo o magistrado, mesmo sendo proferida oralmente, em audiência, somente após o ato de assinatura realizado pelo juiz é que a sentença passa a ser considerada ato processual, antes disso é considerado ato inexistente.

A decisão do Colegiado foi unânime acompanhando o voto do relator para anular a sentença e determinar o retorno dos autos à primeira instância para que outra sentença seja proferida.

🌐 Leia mais em: www.odireitoagora.com

📰 Siga no Instagram: @odireitoagora

🔎 Fonte: TRF-1 (Processo: 0000759-80.2019.4.01.9199)

  • Publicações136
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/somente-apos-a-assinatura-pelo-juiz-e-que-a-sentenca-passa-a-ser-considerada-ato-processual/1758115100

Informações relacionadas

Priscila Gales , Advogado
Artigoshá 4 anos

O que é um alvará judicial?

Gisele Jucá, Advogado
Artigoshá 11 anos

Auxílio-Acidente, sequela decorrente de acidente de qualquer natureza: competência da Justiça Federal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)