Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

STF: a dosimetria da pena é matéria sujeita a discricionariedade judicial

A dosimetria da pena é matéria sujeita a certa discricionariedade judicial

Publicado por Willian Bagatini
há 2 anos

➡️ Aprenda tudo sobre Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal.

A Primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a dosimetria da pena é matéria sujeita a certa discricionariedade judicial, à míngua de previsão, no Código Penal, de rígidos esquemas matemáticos ou regras absolutamente objetivas para a fixação da pena.

A decisão teve como relatora a ministra Rosa Weber.

EMENTA:

AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS. WRIT SUCEDÂNEO DE RECURSO OU REVISÃO CRIMINAL. DOSIMETRIA. EXASPERAÇÃO DA PENA-BASE. MAUS ANTECEDENTES. QUANTIDADE E NATUREZA DE DROGA APREENDIDA. FUNDAMENTAÇÃO CONCRETA. FLAGRANTE ILEGALIDADE OU ARBITRARIEDADE NÃO IDENTIFICADAS. 1. Inadmissível o emprego do habeas corpus como sucedâneo de recurso ou revisão criminal. Precedentes. 2. A dosimetria da pena é matéria sujeita a certa discricionariedade judicial, à míngua de previsão, no Código Penal, de rígidos esquemas matemáticos ou regras absolutamente objetivas para a fixação da pena. 3. A jurisprudência desta Corte entende que a invocação da natureza e da quantidade da droga, como fundamento da exasperação da pena-base, configura vetor suficiente a justificar a fixação da reprimenda acima do mínimo legal, tendo em conta o disposto no art. 42 da Lei 11.343/2006. Precedentes. 4. Exasperação da pena-base devidamente fundamentada em critérios racionais e judicialmente motivados, e cuja resultante não se mostra flagrantemente desproporcional ao ponto de justificar, na via estreita do habeas corpus, a intervenção desta Suprema Corte. 5. Agravo regimental conhecido e não provido. ( HC 215168 AgR, Relator (a): ROSA WEBER, Primeira Turma, julgado em 06/06/2022, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-112 DIVULG 08-06-2022 PUBLIC 09-06-2022).

** Curso de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal ( clique aqui )

Leia a matéria no meu site ( Aqui )

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista | OAB/RS 102.757 | Whatsapp (51) 98973-3939
  • Publicações55
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-a-dosimetria-da-pena-e-materia-sujeita-a-discricionariedade-judicial/1545971650

Informações relacionadas

Alegações Finais - TJSP - Ação Tráfico de Drogas e Condutas Afins - Apelação Criminal

Alegações Finais - TJSP - Ação Tráfico de Drogas e Condutas Afins - Procedimento Especial da Lei Antitóxicos - de Justiça Pública

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ define quando cabe trancamento do processo em habeas corpus

Alegações Finais - TJSP - Ação Tráfico de Drogas e Condutas Afins - Inquérito Policial

Willian Bagatini, Advogado
Notíciashá 2 anos

STF: não cabe análise de tese de legítima defesa em sede de HC

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)