Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    STF decide que réu foragido pode recorrer da condenação

    há 15 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, nesta quinta-feira, que, mesmo na condição de revel (desaparecido para a Justiça), um réu tem o direito de apresentar o recurso de apelação. A decisão do Plenário foi unânime e segue a mesma orientação de julgamentos semelhantes ocorridos anteriormente na Corte.

    O relator, ministro Joaquim Barbosa, defendeu a admissibilidade da apelação ao observar os princípios da não-culpabilidade, do duplo grau de jurisdição e da ampla defesa. Ele foi seguido pelos demais ministros.

    O caso analisado foi o de José Aristides de Paula, condenado em primeira instância à reclusão de 30 anos por latrocínio (roubo seguido de morte). "Ele ficou foragido durante todo o curso do processo criminal, não tendo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) analisado a apelação interposta pela defesa em razão da revelia", sintetizou a ministra Ellen Gracie, que teve vista do processo - o Recurso em habeas corpus. A apelação foi feita pela Defensoria Pública do estado.

    A decisão do Supremo é contrária às anteriores, do Superior Tribunal de Justiça e do TJ-RJ, segundo os quais José Aristides não poderia recorrer estando foragido. Essa tese já foi motivada pelo artigo 594 do Código de Processo Penal , revogado no ano passado pela Lei 11.719 . Ele impedia o réu de apelar (da sentença) sem recolher-se à prisão, ou prestar fiança, salvo se for primário e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentença condenatória.

    No processo penal brasileiro, em regra, o réu deve responder à ação em liberdade. Essa condição pode ser revista se o juiz, em decisão fundamentada, reconhecer a presença dos requisitos da prisão preventiva, como consta no artigo 312 do Código de Processo Penal .

    Após o acórdão ser publicado, o TJ-RJ deverá fazer um novo exame de admissibilidade da apelação de José Aristides de Paula.

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1840
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-que-reu-foragido-pode-recorrer-da-condenacao/909506

    Informações relacionadas

    Dr Francisco Teixeira, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    STJ:é incabível prisão preventiva em crime culposo

    Jose Luiz Almeida Gomes, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Réplica de contestação

    Notíciashá 13 anos

    Réu pode recorrer mesmo que foragido, decide STF

    Evinis Talon, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    STJ: não há direito à fuga de réu foragido que contesta a ordem de prisão

    Alane Melo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Petição Ciência Decisão e Audiência

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    E o certo , direito de Defesa . o estado muitas das vezes comete erros .
    Pessoas inocentes que são lesadas . e ficar esperando a boa vontado do estado decidir depois que vc perder varios anos da sua. Vida creio que stf estaja fazendo uma boa decisao continuar lendo