Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

STF: O corréu delatado detém a prerrogativa de produzir suas alegações finais após a apresentação das defesas dos corréus colaboradores.

Publicado por Cássio Duarte
ano passado

Havendo pedido expresso da defesa no momento processual adequado (art. 403 do CPP e art. 11 da Lei 8.038/1990), os réus têm o direito de apresentar suas alegações finais após a manifestação das defesas dos colaboradores, sob pena de nulidade.

No exercício pleno da ampla defesa, está contido o direito do corréu delatado falar por último, ou seja, depois do delator ou do colaborador premiado.

O indeferimento de prazo sucessivo ao réu delatado que expressamente o requer, no momento devido, equivale à supressão do seu direito de defesa e configura nulidade processual.

Contudo, são absolutamente válidos os processos nos quais a defesa não tiver oportunamente solicitado a observância da mencionada sequência de apresentação das alegações finais.

Com base nesse entendimento, e considerando as peculiaridades, os debates e o contexto do caso concreto, o Plenário, por unanimidade, fixou a referida tese para a matéria deliberada no habeas corpus, cuja apreciação do mérito finalizou-se na sessão plenária realizada no dia 2.10.2019, oportunidade na qual o julgamento foi suspenso unicamente para se fixar, em assentada posterior, uma tese jurídica ( Informativo 954).

Fonte informativo STF nº 1078

  • Publicações528
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-o-correu-delatado-detem-a-prerrogativa-de-produzir-suas-alegacoes-finais-apos-a-apresentacao-das-defesas-dos-correus-colaboradores/1731579253

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 5 anos

STF decide que delatados têm direito a apresentar alegações finais depois de delatores

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 6 anos

Ação Civil “Ex Delicto": cabimento e conceito

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

A “prova” indiciária como a principal “prova” do processo penal

Wagner Francesco ⚖, Advogado
Artigoshá 10 anos

Menina mente sobre abuso sexual e justiça absolve padrasto e mãe

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Estupro de vulnerável, a palavra da vítima e os riscos da condenação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)