Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

STJ considera ilegal a cobrança de taxa de conveniência feita na venda de ingresso on-line.

Consumidores podem requerer a restituição dos valores pagos.

Publicado por Tiago Tormente
há 5 anos

Em decisão proferida no dia 12 de março de 2019, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu a ilegalidade da chamada “taxa de conveniência” cobradas pela plataforma Ingresso Rápido nas vendas on-line de ingressos para shows e eventos.

O Tribunal considerou em seu julgado que tal cobrança trata-se de venda casada, prática vedada pelo Código de Proteçâo e Defesa do Consumidor, segundo a Ministra Nanci Andrighi, relatora do REsp 1737428, ao cobrar a taxa de conveniência há transferência indevida do risco do negócio ao Consumidor, em suas palavras “a venda do ingresso para um determinado espetáculo cultural é parte típica e essencial do negócio, risco da própria atividade empresarial que visa o lucro e integrante do investimento do fornecedor, compondo, portanto, o custo embutido no preço”.

Considerou ainda que, por se tratar de mera infringência à lei, não resta configurado o dano moral no caso.

Os Consumidores que realizaram o pagamento da taxa de conveniência poderão requerer judicialmente a restituição dos valores pagos dos últimos 03 anos, comprovando a negociação e pagamento da taxa.

Fonte: STJ Notícias

  • Sobre o autorExpertise em Direito do Consumidor, Direito Civil e Imobiliário.
  • Publicações3
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações144
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-considera-ilegal-a-cobranca-de-taxa-de-conveniencia-feita-na-venda-de-ingresso-on-line/685427744

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)