Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

STJ considera que decreto de prisão preventiva não pode ser genérico

Publicado por Cássio Duarte
há 4 meses

Conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o decreto de prisão preventiva deve demonstrar a materialidade e os indícios de autoria do crime, bem como indicar fatos concretos e contemporâneos que demonstrem o perigo da liberdade do investigado. Além disso, a corte não considera fundamentada a decisão com argumentos que possam justificar outro julgado.

Com esse entendimento, o ministro Sebastião Reis Júnior, do STJ, revogou, em liminar, a prisão preventiva de dois homens. A decisão foi tomada após pedido de Habeas Corpus de um deles e estendida para o outro.

Embora os acusados sejam primários, o juiz de primeira instância decretou a prisão preventiva com a justificativa de que eles cometeram roubo com grave ameaça à vítima, já que usaram uma faca. Na visão do julgador, a preventiva era “necessária para garantia da ordem pública” e para “impedir a reiteração delitiva”.

Após novo pedido de HC, desta vez ao STJ, Sebastião entendeu que a decisão de primeiro grau não tinha “elementos individualizadores”, nem “demonstração concreta de perigo para além do caso”.

Segundo ele, a fundamentação foi genérica e insuficiente, “pois se limitou a descrever o uso de uma faca, situação essa incapaz de deflagrar a necessidade de ordem pública”.

Clique aqui para ler a decisão

HC 872.530

Fonte: Conjur

  • Publicações529
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-considera-que-decreto-de-prisao-preventiva-nao-pode-ser-generico/2120253901

Informações relacionadas

STJ decidiu que a ação contra entidade privada da administração indireta que presta serviço público sem fim lucrativo prescreve em cinco anos

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 4 meses

TJSP decide que o bloqueio universal de bens não vale para pagamento de honorários

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 4 meses

STJ decide que intuição do MP não basta para comprovar tráfico de drogas

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 4 meses

STJ decide que o acesso a celular com senha não confirma autorização do suspeito

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 4 meses

TSE confirma competência da Justiça Eleitoral em caso de ex-governador da PB

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)