Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

STJ - Locador pode aumentar o valor do aluguel após melhorias feitas pelo locatário.

Publicado por Jair Rabelo
há 3 anos

Fonte: direitodascoisas.com.

EResp nº 1.411.420


As construções realizadas pelo locatário, e autorizadas pelo locador, podem aumentar o valor do aluguel em ação revisional de locação.

As construções (acessões) incorporam-se ao imóvel do locador. Mesmo que seja o locatário a assumir o investimento, isso não o torna isento do correspondente acréscimo no valor de mercado do imóvel.

O art. 19, da Lei nº 8.245/91, dispõe que locador ou locatário poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado.

Segundo a Ministra Nancy Andrigui, em seu voto no recurso em comento, a interpretação desse dispositivo não se limita aos elementos externos do contrato, tais como o desenvolvimento da região em que se localiza o imóvel ou os fatos da natureza que venham a atingir a localidade com maior frequência.

Para a preservação do equilíbrio contratual por intervenção judicial leva-se em conta todas as circunstâncias capazes de afetar o preço de mercado imobiliário, inclusive, socorrendo-se de auxílio pericial quando necessário.

No caso julgado no recurso em comento, houve o implemento de nova edificação, resultando em um imóvel cinco vezes maior que o originariamente alugado, sendo possível o aumento do aluguel.

Nesse sentido, concluiu o STJ que o novo aluguel deve refletir o valor patrimonial do imóvel locado, inclusive decorrente de benfeitorias nele realizadas pelo locatário, pois estas incorporam-se ao domínio do locador, proprietário do bem.


Leia na íntegra o acordão em direitodascoisas.com.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações539
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-locador-pode-aumentar-o-valor-do-aluguel-apos-melhorias-feitas-pelo-locatario/1171758689

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 9 anos

Benfeitorias no imóvel não devem ser consideradas em ação revisional de aluguel

Yago de Carvalho Vasconcelos, Advogado
Artigoshá 4 anos

Locações: benfeitorias, acessões e direito de retenção em perguntas e respostas, à luz da doutrina e jurisprudência (Parte 1)

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 6 anos

Benfeitorias realizadas em imóvel alugado dão direito ao reembolso?

Giovanna Ghersel, Advogado
Artigoshá 4 anos

Novo entendimento do STJ: aumento de aluguel após realização de obras

Yago de Carvalho Vasconcelos, Advogado
Artigoshá 4 anos

Locações: benfeitorias, acessões e direito de retenção em perguntas e respostas, à luz da doutrina e jurisprudência (Parte 2)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)