Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Súmula Vinculante nº.40 Obrigatoriedade da Contribuição Confederativa

    Publicado por Geovani Santos
    há 6 anos


    SÚMULA VINCULANTE 40

    - Obrigatoriedade da Contribuição Confederativa

    A contribuição confederativa de que trata o art. , IV, da Constituição Federal, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo.

    Data de Aprovação 20/03/2015

    "A questão a saber é se a denominada contribuição confederativa, inscrita no art. , IV, da Constituição Federal, fixada pela assembleia geral, é devida pelos empregados não filiados ao sindicato. Noutras palavras, se apresenta ela caráter de compulsoriedade, vale dizer, se é obrigatório o seu pagamento por empregados não filiados ao sindicato. (...) Primeiro que tudo, é preciso distinguir a contribuição sindical, contribuição instituída por lei, de interesse das categorias profissionais - art. 149 da Constituição - com caráter tributário, assim compulsória, da denominada contribuição confederativa, instituída pela assembleia geral da entidade sindical - C.F., art. , IV. A primeira, conforme foi dito, contribuição parafiscal ou especial, espécie tributária, é compulsória. A segunda, entretanto, é compulsória apenas para os filiados do sindicato." (RE 198092, Relator Ministro Carlos Velloso, Segunda Turma, julgamento em 27.8.1996, DJ de 11.10.1996)

    Pedido de cancelamento da Súmula Vinculante 40

    "(...) deve-se destacar que os argumentos trazidos pela proponente são idênticos àqueles debatidos no julgamento do RE 194.603/SP, Relator o Ministro Marco Aurélio, e Redator para o acórdão Ministro Nelson Jobim, cujo resultado foi paradigma para a elaboração da Súmula 666 do Supremo Tribunal Federal, convertida, posteriormente, na Súmula Vinculante 40. Portanto, o mero descontentamento ou divergência quanto ao conteúdo de verbete vinculante não propicia a reabertura de debate sobre matéria devidamente sedimentada por esta Corte. Ademais, a proponente não se desincumbiu da exigência constitucional de apresentar decisões reiteradas do Supremo Tribunal Federal para suportar o seu pedido de cancelamento da Súmula Vinculante 40, com o que também não se verifica a necessária adequação formal da presente proposta." (PSV 117, Relator Ministro Ricardo Lewandowski, decisão monocrática, julgamento em 2.9.2015, DJe de 9.9.2015)

    • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
    • Publicações435
    • Seguidores2838
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-vinculante-n-40-obrigatoriedade-da-contribuicao-confederativa/572611736

    Informações relacionadas

    Ricardo Calcini, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Contribuição confederativa e a nova Súmula Vinculante nº 40 do STF

    Fernanda Scherer , Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Minha empresa é obrigada a pagar a contribuição assistencial patronal?

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-55.2017.5.04.0021

    Tribunal Superior do Trabalho
    Súmulahá 54 anos

    Súmula n. 338 do TST

    Adrielle Monte, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    É legal o desconto do "DSR" por minutos de atraso?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)