Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Superior Tribunal de Justiça reafirma entendimento sobre a isenção de IRPF para pessoas acometidas por doença grave

O julgamento foi realizado 1ª Turma do STJ no REsp 1.836.364/RS, realizado em 02 de junho de 2020.

Publicado por Leonardo Cursino
há 4 anos

Segundo entendimento da 1ª Turma do STJ, por unanimidade, foi afirmado que o contribuinte acometido por doença grave fica isento do IRPF mesmo se a enfermidade for curada e o paciente não apresentar mais sintomas.

Nesse sentido, os ministros indicaram a aplicabilidade da Súmula n. 627 do STJ, a qual dispõe:

"O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade."

Sob esta perspectiva, denota-se que não há necessidade da contemporaneidade da doença, bastando apenas a comprovação por laudo médico, dado que o objetivo desse benefício fiscal é diminuir o sacrifício da pessoa, aliviando os encargos financeiros a serem suportados com o acompanhamento médico da doença e com as medicações ministradas.

Por fim, é importante recordar que o STJ veio a determinar a suspensão da tramitação em todo território nacional dos processos que tenham como temática a "Incidência ou não da isenção do imposto de renda prevista no inciso XIV do artigo da Lei n. 7.713/1998 sobre os rendimentos de portador de moléstia grave que se encontra no exercício de sua atividade laboral."

O tema se encontra cadastrado, sob a sistemática de recursos repetitivos n. 1.037 do STJ ( REsp 1814919/DF e REsp 1836091/PI ) e será julgado pela 1ª Seção do STJ.

  • Sobre o autorPós-graduando em Direito Tributário
  • Publicações80
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações260
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superior-tribunal-de-justica-reafirma-entendimento-sobre-a-isencao-de-irpf-para-pessoas-acometidas-por-doenca-grave/857922752

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)