Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Supremo reafirma competência do STJ para julgar membros dos tribunais de contas estaduais

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, na tarde desta quarta-feira (10), a medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4190, concedida pelo relator, ministro Celso de Mello. A decisão suspende a eficácia de dispositivos da Constituição Estadual do Rio de Janeiro que definem “infrações administrativas de Conselheiro do Tribunal de Contas, sujeitas a julgamento pela Assembleia Legislativa e estabelece rito a ser obedecido no processo administrativo por fato descrito no parágrafo anterior”.

    A Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), autora da ação, baseou seu pedido na Súmula 722, do Supremo, que define ser da “competência legislativa da União a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento”.

    Após discorrer sobre a definição da natureza jurídica dos crimes de responsabilidade - entre os quais se enquadram as infrações de caráter político-administrativo -, o ministro lembrou que a jurisprudência da Corte é cristalina, no sentido de que não compete aos estados membros legislar sobre crimes de responsabilidade. Ao fazer isso, a Emenda à Constituição fluminense 40/2009 teria afrontado a Constituição Federal, em seu artigo 22, inciso I, que diz ser competência da União legislar sobre direito processual, e 105, inciso I, item “a”, que diz competir ao Superior Tribunal de Justiça processar originariamente, nos crimes de responsabilidade, membros do Tribunal de Contas dos Estados.

    A decisão, unânime, suspende os parágrafos 5º e 6º do artigo 128 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, acrescentados pela Emenda Constitucional nº 40/2009, até o julgamento de mérito da ADI.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações628
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-reafirma-competencia-do-stj-para-julgar-membros-dos-tribunais-de-contas-estaduais/2114169

    Informações relacionadas

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 16 anos

    Conselheiro de TCE só pode ser julgado pelo STJ na esfera penal

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Quais são as penas admitidas pelo Tribunal Penal Internacional (TPI)? - Mariana Egidio Lucciola

    Leonardo Hubinger, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Femicídio e Feminicídio são diferentes?

    Artigoshá 5 anos

    Vigor, vigência, eficácia, validade e existência das leis e normas jurídicas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Vice-Governador de Estado-membro pode ser julgado por crime comum perante o STJ? - Camila Furegato da Silva

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)