Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensão de empregado dos Correios é mantida pelo TRT

    A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho manteve a suspensão de dois dias aplicada a um servidor dos Correios. Segundo o processo, que teve como relator o desembargador Ubiratan Delgado, ficou provado que o trabalhador se recusou a desempenhar serviço de sua responsabilidade.

    O empregado havia solicitado a ilegalidade da punição alegando que viveu situação vexatória que ofendeu sua imagem, pedindo a condenação dos Correios ao pagamento de indenização pelos danos morais sofridos.

    O reclamante relatou que não acatou a ordem de um colega de trabalho, justificando que o mesmo não era seu superior hierárquico e por isso deixou de executar sua tarefa diária. Achou desnecessário, já que outras quatro pessoas já estavam fazendo, optando por executar outro serviço. Alegou que o fato foi levado ao conhecimento do supervisor, que agiu com “agressividade” e de modo ameaçador.

    Na alegação da empresa o empregado, “sem qualquer justificativa plausível, tomou a iniciativa de executar tarefa que não era sua - manipulação de cheques e cartões de crédito -, configurando o desvio de seu ofício, o que motivou a advertência aplicada pelo chefe imediato”.

    Para o relator a penalidade imposta guarda proporção com o ato de insubordinação praticado pelo empregado, “não havendo qualquer ilegalidade em sua aplicação.” Por unanimidade, os desembargadores decidiram que a empresa, corretamente, abriu procedimento interno, dando ao empregado a oportunidade para apresentar defesa, o que desconfigura ofensa ao art. , incisos LIV e LV, da Constituição Federal. PROC. N.U.: 0081500-45.2010.5.13.0004.

    Por Jaquilane Medeiros

    Colaboração Marylad Medeiros

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

    Assessoria de Comunicação Social

    Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba

    acs@trt13.jus.br

    Tel. (83) 3533-6038

    • Publicações3284
    • Seguidores630316
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-de-empregado-dos-correios-e-mantida-pelo-trt/2673238

    Informações relacionadas

    Jota Info, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    STF reafirma que Correios podem demitir servidor sem abrir processo administrativo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)