Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TCE-RJ aprova as contas de Itatiaia e Magé de 2011

    Em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (13/09), o Tribunal de Contas aprovou parecer prévio favorável às contas de administração financeira das prefeituras de Itatiaia e de Magé, conforme voto do relator dos processos, conselheiro Marco Antonio Barbosa de Alencar. Ressalvas, determinações e recomendações acompanham os referidos votos.

    Ao prefeito de Itatiaia, Luiz Carlos Ferreira Bastos, o relator Marco Antonio recomenda que o município adote a padronização dos procedimentos contábeis, de acordo com as normas editadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para dar maior transparência às contas públicas.

    O voto também sugere que a prefeitura faça uso consciente e responsável dos recursos dos royalties, priorizando a alocação dessas receitas na aplicação de programas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da economia local.

    O relator propõe ainda que o município de Itatiaia adote maior controle na gestão dos recursos da saúde, em razão da Lei Complementar nº 141/2012, atentando para a devida caracterização do gasto típico em ações e serviços de saúde voltados para promoção, proteção e sua recuperação, entre outros.

    Em relação às contas de Magé, o conselheiro Marco Antonio determina ao prefeito Nestor de Moraes Vidal Neto que aprimore o planejamento, de forma a cumprir as metas previstas no Anexo de Metas Fiscais, em face do que estabelece o inciso I do artigo 59 da Lei Complementar Federal nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

    Também manda o chefe do Executivo implementar as rotinas necessárias para que os documentos contábeis e extracontábeis reflitam, com exatidão, todos os eventos e lançamentos, possibilitando a interpretação fidedigna dos resultados econômicos e financeiros, em cumprimento ao disposto no artigo 85, da Lei nº 4.320/64.

    Entre outras determinações, o voto assinala ainda a necessidade de a prefeitura adotar as medidas necessárias para que os registros contábeis do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sejam fidedignos e guardem paridade entre si.

    • Publicações1028
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-rj-aprova-as-contas-de-itatiaia-e-mage-de-2011/128014175

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)