Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TCE/SC orienta que salário-educação não pode custear despesas com alimentação

    Os recursos do salário-educação não podem ser utilizados para custear despesas com alimentação escolar. Esse foi o entendimento firmado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, ao responder consulta feita pela prefeitura de Itaiópolis. A decisão nº 486/2011 do TCE/SC publicada na edição de 1º de abril do Diário Oficial Eletrônico registra que o artigo 71 da Lei Federal nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional) exclui os programas suplementares de alimentação como despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Com base na Constituição Federal, o parecer da Consultoria-Geral (COG) do TCE/SC unidade responsável pela análise dos processos de consulta destaca que o salário-educação é uma contribuição social que tem por finalidade financiar adicionalmente a educação básica pública. A contribuição social do salário-educação é devida pelas empresas e possui como base de cálculo o total das remunerações pagas ou creditadas aos seus empregados, conforme disciplina o artigo 15, da Lei 9.424/96 [que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério], detalha o parecer. A distribuição dos valores arrecadados é proporcional ao número de alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de ensino.

    A COG lembra que as despesas com alimentação podem ser financiadas com recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o qual visa garantir de forma suplementar a alimentação escolar dos alunos em toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas, esclarece. A fonte de financiamento dos programas suplementares de alimentação são contribuições sociais, além de outros recursos orçamentários, como previsto na Constituição Federal. O relator do processo de consulta 10/00754364 foi o conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall.

    ACOM / TCE-SC: 2011

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações301
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-sc-orienta-que-salario-educacao-nao-pode-custear-despesas-com-alimentacao/2632997

    Informações relacionadas

    Camila Moreira, Pedagogo
    Artigoshá 5 anos

    Aplicação do salário-educação

    LTZ Capital
    Artigosano passado

    Como declarar precatório do INSS no imposto de renda

    Senado
    Notíciashá 6 anos

    Alimentação e uniforme podem ser incluídos em gastos constitucionais com educação

    Flavio Toledo, Economista
    Artigoshá 2 anos

    Não cumprimento do gasto obrigatório no ensino. As controvérsias e dificuldades da Emenda Constitucional 119/2022.

    Flavio Toledo, Economista
    Artigoshá 11 meses

    Novas despesas no financiamento obrigatório da Educação - a Lei 14.560, de 2023.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)