Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Tempo no serviço público como critério para promoção de juízes do Amazonas é inválido

No entendimento da Corte, a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) é o regime jurídico único para todos os magistrados do país.

Publicado por Ponto Jurídico
há 7 meses

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou norma do Estado do Amazonas que estabelecia o tempo de serviço público como critério de desempate para promoção de juízes. A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada em 27/10, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6761, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Tratamento uniforme

No voto condutor do julgamento, o relator, ministro Nunes Marques, explicou que a Constituição Federal prevê tratamento uniforme do regime funcional da magistratura a partir de lei complementar de caráter nacional. Segundo a jurisprudência do STF, até que essa lei seja editada, o Estatuto da Magistratura é regulado pela Lei Orgânica da Magistratura ( Loman).

Nunes Marques observou que a Lei Complementar 17/1997 do Amazonas inovou na matéria ao fixar como critério o maior tempo de serviço público, em caso de empate na antiguidade, quando a Loman estabelece a precedência do juiz mais antigo na carreira. Lembrou, ainda, que o STF tem declarado inconstitucionais normas estaduais que criam disciplina em desacordo com as regras da Loman.

O relator ressaltou ainda que não é possível adotar critério não relacionado ao desempenho da função jurisdicional para aferir a antiguidade do magistrado na promoção na carreira. Fonte: STF

>>> Aproveite para conhecer nossos MATERIAIS JURÍDICOS que agilizam a sua advocacia. CLIQUE AQUI. <<<

  • Publicações1403
  • Seguidores249
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tempo-no-servico-publico-como-criterio-para-promocao-de-juizes-do-amazonas-e-invalido/2028828632

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

Instituição financeira em liquidação extrajudicial deve cumprir norma coletiva dos bancários

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 7 meses

STF valida lei que permite a retomada de imóveis financiados em caso de não pagamento

Marlon Campos, Advogado
Notíciashá 7 meses

Justiça condena empresa ao pagamento de horas extras por tempo gasto em deslocamento interno

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-44.2023.8.09.0051 GOIÂNIA

Leite e Emerenciano Advogados, Advogado
Notíciashá 7 meses

Dados sobre investimentos financeiros serão repassados automaticamente no IRPF

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)