Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Tentativa de burlar sistema penitenciário justifica aumento de pena, decide STJ

A ousadia justifica o aumento de pena?

Publicado por Silvimar Charlles
ano passado

E aí pessoal! Tudo certinho?

Em uma condenação por CORRUPÇÃO praticada por presos contra agentes penitenciários, o fato de os réus tentarem burlar o sistema para suavizar o cumprimento da pena justifica o aumento da punição.

Com esse entendimento, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça NEGOU provimento ao recurso especial ajuizado por réus condenados pelo crime de corrupção por prometer vantagem indevida a agentes penitenciários da Polícia Civil do Distrito Federal.

Essas vantagens consistiam na flexibilização dos horários de apresentação, entrada e saída dos internos do Centro de Progressão Penitenciária e na liberação do recolhimento do fim de semana ou do repouso noturno semanal.

O que justificou o aumento de pena Silvimar?

A pena foi aumentada pelas instâncias ordinárias considerando a "grande ousadia dos réus articulados para burlar o sistema penitenciário". Ao STJ, a defesa dos réus tentaram demonstrar que a majoração NÃO se sustenta porque não foram expostos dados concretos utilizados pelos acusados na na prática do crime.

Relator, o desembargador convocado Olindo Menezes destacou que circunstância judicial da culpabilidade envolve a análise do maior ou menor grau de reprovabilidade da conduta do agente. Ou seja, o julgador deve avaliar se a conduta extrapolou os limites naturais próprios à execução do crime.

No caso, o juiz entendeu que a culpabilidade foi exagerada pela tentativa organizada de burlar o sistema penitenciário.

"Tais elementos não são ínsitos ao tipo penal, pois o crime de corrupção ativa não tem como elementar o fato de o agente tentar burlar o sistema penitenciário", explicou o relator. "O fato de o apenado, pessoa já condenada, articular com os demais corréus para burlar o sistema penitenciário, com o fim de não cumprir a pena da maneira imposta pela lei, enseja maior reprovabilidade", concluiu.

Como a dosimetria da pena está inserida no âmbito de discricionariedade do julgador e atrelada às peculiaridades do caso concreto, o STJ só pode rever as conclusões das instâncias ordinárias em casos excepcionais, o que não se verificou. A votação foi UNÂNIME.

FONTE: conjur.com

E aí pessoal? Qual a opinião de vocês? COMENTEM 😜

O tema é relevante e merece debate? RECOMENDEM 👍

Um forte abraço e até a próxima!!!

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações169
  • Seguidores300
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tentativa-de-burlar-sistema-penitenciario-justifica-aumento-de-pena-decide-stj/1712728173

Informações relacionadas

Silvimar Charlles, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Policial, fora de serviço, que cause dano a terceiro com arma institucional, o Estado responde?

Silvimar Charlles, Bacharel em Direito
Artigosano passado

É possível condenar o réu após manifestação do MP pela absolvição?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)