Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Tik Tok Condenada a Pagar Indenização Milionária por Danos Morais Coletivos e Individuais

Publicado por Daniel Barani
há 2 meses

O TJ/MA decidiu que a Bytedance Brasil Tecnologia, empresa responsável pela plataforma social TikTok no Brasil, deve pagar um total de R$ 23 milhões por danos morais coletivos, bem como R$ 500 para cada usuário brasileiro individual registrado na plataforma até junho de 2021. Para receber a indenização individual, os usuários deverão comprovar seu cadastro na plataforma antes da atualização da Política de Dados em junho de 2021, que incluiu a opção de coleta de dados biométricos de seus usuários.

A decisão judicial determinou que a empresa deve se abster de coletar e compartilhar os dados biométricos do usuário sem o necessário consentimento; informar ao usuário como o consentimento é obtido, exibindo janelas, condições, idiomas e caixas de diálogo onde os termos desse consentimento são inseridos; implementar uma ferramenta operacional para obter o consentimento do usuário da plataforma, com a opção de o usuário autorizar ou negar a coleta de dados; e excluir quaisquer dados biométricos coletados ilegalmente e sem consentimento.

Conforme relatado pelo IBEDEC/MA, autora da Ação Coletiva de Consumo, a empresa fez atualizações em sua política de privacidade em meados de 2021, que agora inclui a opção de coleta automática de dados faciais e de voz de seus usuários sem o seu consentimento. De acordo com o IBEDEC, o ato de armazenar e compartilhar esses dados sem o consentimento prévio dos usuários constitui "prática ilícita e abusiva", pois contraria a obrigação de informar e ser transparente, e pode potencialmente levar ao vazamento de dados pessoais dos consumidores.

A ação se originou de inúmeras reclamações de usuários devido à implementação pela empresa de uma ferramenta de inteligência artificial no aplicativo que escaneia automaticamente o rosto dos usuários, com o objetivo de capturar, armazenar e compartilhar dados, sem o seu devido consentimento. Isso é agravado pela superficialidade de seus "termos de uso" e "política de privacidade".

A defesa da empresa alegou que não houve violação da boa-fé, informação, lealdade e transparência, afirmando que não existe no aplicativo Tik Tok nenhum dispositivo que colete dados dos usuários através da biometria facial. Eles também afirmaram que a plataforma não permite o compartilhamento de dados com terceiros.

Em sua decisão foram mencionados o artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988, que garante a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas; a Emenda Constitucional nº 115/2022; e o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que estabelece princípios fundamentais para o uso da internet no Brasil, condenando a empresa responsável pelo Tik Tok ao pagamento de indenização por danos morais coletivos e individuais.

Fonte: https://t.ly/97bpH

  • Publicações23
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações80
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tik-tok-condenada-a-pagar-indenizacao-milionaria-por-danos-morais-coletivos-e-individuais/2244834871

Informações relacionadas

Luis Otávio Moraes Monteiro, Advogado
Notíciashá 2 meses

Operadoras de Planos de Saúde Devem Custear Medicamentos: Decisão do STJ Estabelece Novo Marco

Luiz César Marinho Falcão Neto , Advogado
Notíciashá 2 meses

Consórcio deve pagar imediatamente valores pagos por consorciado que desistiu do contrato

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

Homem que descobriu não ser pai biológico da filha será indenizado

Daher Advogados  , Advogado
Notíciashá 2 meses

Celular roubado? Bancos devem proteger clientes de transações suspeitas, decide STJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)