Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

É possível penhorar o bem de família para garantir o pagamento da dívida contraída para reformar esse mesmo imóvel.

Dívida foi feita por serviços de reforma e decoração em imóvel de família

A conclusão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que negou provimento ao recurso especial ajuizado por uma mulher que tem dívidas de serviços de reforma e decoração sem seu imóvel.

Ela foi alvo de ação de cobrança e, sem possibilidade de quitar a dívida, teve o imóvel em que reside penhorado. Ao STJ, sustentou que o bem é de família, onde reside há mais de 18 anos.

O imóvel de família é realmente impenhorável, conforme o artigo da Lei 8.009/1990. Essa impenhorabilidade, no entanto, não é absoluta e pode ser afastada, por exemplo, para quitar financiamento destinado à construção ou compra do bem.

Exceção à regra

Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma do bem sem nenhuma contrapartida, à custa de terceiros.

“Não seria razoável admitir que o devedor celebrasse contrato para reforma do imóvel, com o fim de implementar melhorias em seu bem de família, sem a devida contrapartida ao responsável pela sua implementação”, afirmou a relatora, ministra Nancy Andrighi.

Com isso, ela concluiu que a dívida relativa a serviços de reforma do imóvel está abrangida pela exceção prevista no artigo , inciso II, da Lei 8.009/1990.

“O imóvel constrito é, de fato, bem de família. No entanto, a dívida objeto de execução tem origem em contrato de prestação de serviços celebrados entre as partes para ‘reforma em edificação residencial’”, explicou a ministra.

“Esse débito, uma vez que foi contraído com a finalidade de implementação de reforma e, consequentemente, de melhorias no imóvel que serve de residência da recorrente, se enquadra, nos termos acima expostos, na exceção prevista no artigo , II, da Lei 8.009/1990.”

Clique aqui para ler o acórdão REsp 2.082.860

Fonte: Conjur

https://www.conjur.com.br/2024-mar-19/e-possivel-penhorar-imovel-de-familia-para-quitar-dividas-de-r...

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imovel-de-familia-pode-ser-penhorado-para-pagamento-da-propria-reforma/2251536837

Informações relacionadas

Operadora deve pagar transporte se só há atendimento em cidade distante

Daniel Barani, Advogado
Notíciasmês passado

Tik Tok Condenada a Pagar Indenização Milionária por Danos Morais Coletivos e Individuais

Ygor Alexandro Sampaio, Advogado
Notíciasmês passado

Informativo 801 (STJ) - Apreensão e perícia da substância entorpecente é IMPRESCINDÍVEL para comprovação da materialidade do crime de tráfico de drogas

Luiz César Marinho Falcão Neto , Advogado
Notíciasmês passado

Consórcio deve pagar imediatamente valores pagos por consorciado que desistiu do contrato

Juiz anula contratos celebrados por banco em nome de idosa interditada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)