Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Tire suas dúvidas sobre o Estatuto do Desarmamento

há 15 anos

O Estatuto do Desarmamento é uma importante ferramenta no combate a extrema violência gerada por armas de fogo em todo o Brasil!

Visando tornar mais fácil a compreensão desta importante Lei, a Rede Desarma Brasil trata aqui de alguns dos mais importantes pontos do Estatuto do Desarmamento .

O que é o Estatuto do Desarmamento?

Em 22 de dezembro de 2003, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 10.826 /03, chamada Estatuto do Desarmamento que atualiza nossa legislação sobre registro, porte e comércio de armas de fogo no Brasil. O Estatuto do Desarmamento foi a Lei que regulamentou o Referendo sobre a Comercialização de armas de fogo e munições, realizado em 23 de outubro de 2005, onde a população decidiu sobre venda de armas de fogo e munições no Brasil.

Independente do resultado do Referendo, o Estatuto do Desarmamento continua em vigor, trazendo mais rigor a questão das armas de fogo no Brasil.

O Estatuto é uma das Leis sobre armas de fogo mais avançadas do mundo, e é capaz de contribuir em muito para a diminuição do estado de violência armada que vivemos no Brasil. Cabe a cada cidadão dar sua parcela de contribuição para resolver este problema. Respeitar o Estatuto do Desarmamento é apenas uma das formas de contribuir.

Quem pode adquirir uma arma de fogo?

Só podem adquirir quem tiver no mínimo 25 anos. Depois de declarar efetiva necessidade, o interessado deve comprovar idoneidade por meio de certidão de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral; residência fixa; provar ocupação lícita; capacidade técnica e de aptidão psicológica. Também não podem estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal.

Quem pode ter porte de arma de fogo?

É proibido em todo o território nacional.

A exceção: policiais, guardas municipais (em cidade com mais de 500 mil habitantes), integrantes das Forças Armadas, funcionários de empresas de segurança e transporte de valores (enquanto em serviço), desportistas de tiro; pessoas que demonstrarem sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física e caçadores.

A autorização de porte perderá automaticamente sua eficácia caso o portador seja detido ou abordado em estado de embriaguez ou sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas.

É permitido trazer no carro arma registrada?

Não é permitido porque o porte de arma está proibido. No art. do Estatuto do Desarmamento , dita que o certificado de registro de arma de fogo, com validade em todo o território nacional, autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa.

Uma pessoa que possui porte pode portar arma em nome de outra?

Não, porque o porte está proibido, respeitando-se as exceções que a lei autoriza. Se for autorizado o porte será pessoal e intransferível, bem como específico para a arma autorizada.

A lei considera crime ceder ou emprestar arma a outra pessoa, mesmo que possua porte.

Onde se consegue um porte de armas?

Pelo novo dispositivo legal a pessoa não tem mais direito a obter o porte de arma, salvo se conseguir o porte especial, compete à Polícia Federal expedi-lo com autorização do SINARM. Quando permitido é federal, desaparecendo a figura do porte estadual.

E quanto ao registro das armas de fogo?

É obrigatório. As armas de fogo de uso restrito são registradas no Comando do Exército. O certificado de registro será expedido pela Polícia Federal, renovados a cada três anos, e seu proprietário poderá manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência.

Quanto às armas de brinquedo? São permitidas?

São expressamente proibidas a vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas ou simulacros de armas de fogo que com essas possam ser confundidas.

É proibido a aquisição de arma de chumbinho ou de ar comprimido?

A aquisição é permitida, não sendo necessária a autorização da Polícia Federal, entretanto a arma só pode ser comprada por maiores de 25 anos, nos termos do art. 28 do Estatuto do Desarmamento . Esses tipos de armas são utilizados nos parques de diversões para a prática de tiro ao alvo.

Como se faz para transportar arma registrada de casa para o trabalho?

Preliminarmente o transporte da arma deve ser plenamente justificado. O interessado em transportar a arma de um local para o outro deve requerer autorização da Polícia Federal, informando os motivos que o levam a transportar a arma: mudança, viagem, ou outro que justifique o transporte. A autorização é expedida pela Polícia Federal, a Guia de Tráfego, que é de curta duração é válida para um único deslocamento.

A arma deve estar descarregada, acondicionada em sacola ou embalagem e distante da munição.

O art. 31 do Decreto nº 2.222 /97 define a competência para expedir o documento: O trânsito de arma de fogo registrada, de uma Unidade para outra da Federação, será autorizado pela Polícia Federal e nos limites territoriais dos Estados e do Distrito Federal, pelas Polícias Civis, exceto se pertencer a militar das Forças Armadas, caçador, atirador ou colecionador.

O que é o Sinarm?

Sistema Nacional de Armas (Sinarm) é vinculado à Polícia Federal. A responsabilidade é cadastrar as armas produzidas, importadas e vendidas no país, cadastrar as autorizações de porte e renovações, além de todas as alterações como extravio, transferências, apreensões, etc... Também tem de integrar as informações policiais já existentes.

Como é feito o controle das armas de fogo e munições?

As munições comercializadas no país deverão estar em embalagens com sistema de código de barras para identificar o fabricante e adquirente, entre outras informações. As armas de fogo fabricadas a partir de 23 de dezembro de 2004, terão de conter dispositivo de segurança e de identificação, gravado no corpo da arma.

O que muda quanto ao Tráfico de Armas de Fogo?

O Estatuto do Desarmamento criou o crime de Tráfico Internacional de Armas. Antes traficar cigarros, ou CDs ou armas era a mesma coisa, sujeitos as mesmas sanções.

O que muda quanto à Marcação de Munições?

O Estatuto do Desarmamento instituiu a obrigatoriedade de marcação de munições, que vai facilitar o rastreamento e punição de desvios. Agora é possível saber de onde veio e para quem foi vendida determinada munição, saber de onde veio e para quem foi vendida determinada munição.

O que acontece com as armas de fogo, acessórios e munições apreendidas?

A não ser que sejam prova em inquérito policial ou criminal deverão ser encaminhadas ao Comando do Exército para destruição no prazo de 48 horas.

Quanto aos crimes e penas, como ficam?

- Posse irregular de arma de fogo de uso permitido: Quando a arma, acessório ou munição está sob a guarda, no interior da residência ou dependência desta, ou no seu local de trabalho. Pena é de 1 a 3 anos de detenção e multa.

- Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido: É crime inafiançável portar, deter, adquirir, fornecer, ter em depósito, transportar, ceder, emprestar, remeter, ocultar, manter arma de fogo, acessório ou munição sem autorização ou em desacordo com a lei. A pena é de 2 a 4 anos e multa.

- Omissão de cautela: descuido que permite que o menor de 18 anos ou pessoa portadora de deficiência mental se apodere de arma de fogo. Pena 1 a 2 anos e multa. Incorrem nas mesmas penas o proprietário ou responsável que deixar de registrar ocorrência policial em 24 após ocorrido o fato.

- Disparo de arma de fogo: em lugar habitado ou arredores, em via pública ou na sua direção, (apenas o disparo, sem o cometimento de outro crime como roubo, coação, etc) é inafiançável. Pena é dois a quatro anos e multa.

- Porte ilegal de arma de fogo de uso restrito: É crime inafiançável portar, deter, adquirir, fornecer, ter em depósito, transportar, ceder, emprestar, remeter, ocultar, manter arma de fogo, acessório ou munição sem autorização ou em desacordo com a lei. Pena de 3 a 6 anos.

- Sobre outras multas...

R$ 100 mil a R$ 300 mil para quem facilite ou permita o transporte de arma de fogo. E quem faça publicidade para venda, estimulando o uso indiscriminado de armas de fogo.

Informações do site www.deolhonoestatuto.org.br

  • Publicações1384
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29797
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tire-suas-duvidas-sobre-o-estatuto-do-desarmamento/289967

Informações relacionadas

Tiago Santos, Estudante de Direito
Artigosano passado

Estatuto do Desarmamento: aspectos históricos, sociais, criminológicos e dogmáticos.

Guilherme Schaun, Advogado
Artigoshá 5 anos

Definindo arma de fogo, acessório, munição, calibre, uso permitido, uso restrito, etc

Neto Ferreira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Principais diferenças entre o "crime militar" e o "crime comum".

Karen Luz Advogada, Advogado
Artigoshá 3 anos

Prisão Temporária

Bruno Pamponet Kuhn Pereira, Advogado
Artigoshá 5 anos

Ação de Impugnação de mandato eletivo e Poder religioso.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Uma porcaria esse estatuto do desarmamento!!! continuar lendo

Isso é uma ironia para com o POVO? Extrema violência gerada por armas de fogo em todo o Brasil começou quando foi implementada esse estatuto do desarmamento, é só pesquisar na net que qualquer um vai ver, deixem de tentar enganar o POVO. Pois desarmou só pessoas do bem, e deixou ainda mais armados os criminosos. Nunca se matou tanto com arma de fogo, então para que serviu o estatuto do desarmamento? Depois de um referendo nacional onde a maioria do povo disse NÃO ao estatuto do desarmamento, mesmo assim o governo corrupto do PT aprovou e colocou em prática essa abominação para tentar se tornar eterno no poder. O POVO diretamente dizer NÃO ao estatuto e os seus representantes (políticos) contrariando quem os elegeram, aprovaram a lei em troca de cargos e dinheiro. É essa a democracia que o PT e seus aliados defendem? Agora em 2019 essa aberração vai ser desfeita. continuar lendo

O disparo de arma de fogo, mesmo quando efetuado por policial militar, civil ou federal é considerado também crime? continuar lendo

"Quem pode ter porte de arma de fogo?"
- A lei 10.826/03 em seu artigo disciplina que o porte de armas de fogo é proibido em todo território nacional EXCETO para: (no texto acima foi "esquecido" de mencionar a classe referida no inciso IX do mesmo artigo, qual seja, Atiradores)
Art. 6º É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para:
IX – Para os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades esportivas demandem o uso de armas de fogo, na forma do regulamento desta Lei, observando-se, no que couber, a legislação ambiental. continuar lendo