Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024

TJ/BA reconhece aplicação da alíquota modal nas contas de energia com base na LC 194/2022

Desde o mês de janeiro de 2023, o Estado da Bahia voltou a fazer incidir a alíquota de 27% na contas de energia, quando deveria ter aplicado a alíquota modal de 18%.

ano passado

As contas de energia dos consumidores do Estado da Bahia, desde a promulgação da Lei Complementar 194/2022, estavam sofrendo a tributação de ICMS com alíquota de 18%.

Na virada de ano, as contas voltaram a indicar a alíquota de 27%.

Com a edição da lei complementar, entendeu o juízo da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital que "a edição de norma geral federal sobre matéria cuja competência legislativa é concorrente suspende a eficácia de lei estadual, no que lhe for contrária."

E assim afastou a aplicação da alíquota de 27% para determinar a aplicação da alíquota de 18% e, a partir de 22/03/2023, a alíquota de 19%:

"Com tais considerações, entendo pela aplicação imediata da LC 194/2022, ao presente caso, de modo que DEFIRO A LIMINAR para antecipar os efeitos da tutela, determinando ao Estado da Bahia que aplique a alíquota modal de ICMS prevista no art. 15, inciso I da Lei Estadual 7.014/96 (que para o Estado da Bahia é de 18%, e a partir de 22/03/2023, passará a ser de 19%),"

Recorde-se que a irresignação do Estado da Bahia contra a Lei Complementar 194/2022 não se justifica, uma vez que o STF reconheceu a essencialidade da operações com energia e aplicação da alíquota modal do ICMS por meio da ADI 7128 com a seguinte tese : "em razão da essencialidade, as alíquotas de ICMS incidentes sobre esses serviços não podem ser maiores do que a fixada para as operações em geral."

Numa era de incertezas na jurisprudência e segurança jurídico- tributária, a decisão é um alento aos consumidores de energia do Estado da Bahia.


  • Publicações3
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-ba-reconhece-aplicacao-da-aliquota-modal-nas-contas-de-energia-com-base-na-lc-194-2022/1757091366

Informações relacionadas

Como pedir restituição de ICMS na conta de luz?

Tulio Borges, Advogado
Artigoshá 6 anos

ICMS conta de energia!

Jhonatas Nascimento, Estudante
Artigoshá 2 anos

ICMS na conta de luz: veja se vale a pena pedir restituição

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)