Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

TRF3 confirma direito de horário especial de trabalho de servidor público que é pai de pessoa com deficiência

TRF3

Publicado por Raphael Luque
ano passado

A Primeira Turma do TRF3 confirmou o direito de um funcionário público federal, pai de pessoa com deficiência, ao regime especial de trabalho, com redução de jornada de 40 para 20 horas semanais, sem diminuição salarial ou compensação. Para o relator do acórdão, desembargador federal Carlos Muta, o artigo 98 da Lei 8.112/1990 prevê horário especial a servidores públicos federais com deficiência. O mesmo direito é aplicável àquele que possua familiar em condição semelhante, se comprovada a necessidade por junta médica oficial, de acordo com a Lei 13.370/2016.

“O laudo oficial emitido pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) comprovou que a filha do autor é pessoa com deficiência, acometida de paralisia cerebral (quadriplegia), epilepsia e espectro autista, necessitando de acompanhamento e assistência permanentes”, afirmou o magistrado.

Em primeira instância, a Justiça Federal em Campo Grande/MS havia julgado procedente o pedido do servidor, determinando à União que atendesse ao direito do autor a regime de horário especial de trabalho. No recurso ao TRF3, o ente federal argumentou que a redução ficava abaixo do limite da jornada mínima de seis horas diárias e 30 semanais fixada no artigo 19 da Lei 8.112/1990.

Para o relator, a jurisprudência compreende que os parâmetros devem estar contidos nos princípios da proporcionalidade e razoabilidade. “Os autos comprovaram que a filha do servidor tem quadro clínico sensível, com comprometimento global de funções motoras, sensoriais e cognitivas, fazendo uso de cadeira de rodas e necessitando de assistência familiar direta para cuidados de higiene, alimentação, manipulação e transporte. Além disso, participa de consultas médicas regulares, sempre acompanhada do pai, já que a mãe não usufrui de jornada especial de trabalho”, finalizou.

  • Sobre o autorDireito Previdenciário & Administrativo
  • Publicações121
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-confirma-direito-de-horario-especial-de-trabalho-de-servidor-publico-que-e-pai-de-pessoa-com-deficiencia/1852088402

Informações relacionadas

Advocacia Rodrigues da Silva, Advogado
Notíciasano passado

Servidor responsável por pessoa com deficiência tem direito à jornada reduzida

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 4 anos

DECISÃO: Servidora tem direito a redução da jornada de trabalho para tratamento do filho com síndrome de Down

Tatiane Franzzini De Góes , Advogado
Notíciashá 4 anos

Empregada dos correios tem direito a reduzir jornada para cuidar de filho doente.

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Servidores Públicos – Lei 8.112/1990

Orlando Lima, Advogado
Modeloshá 5 anos

Redução de carga horária

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nao encontrei meu nome na lista continuar lendo