Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF4 deve adotar jornada de quatro horas para médicos

    há 12 anos

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que adote jornada de quatro horas diárias para os analistas judiciários que exercem função de médico, desde que não ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança. A decisão foi tomada na sessão extraordinária desta segunda-feira (12/3). Segundo os conselheiros, a Lei 9.436/97 fixa em 20 horas semanais a jornada de trabalho dos médicos de órgãos da administração pública federal.

    Por unanimidade, o plenário acompanhou o voto do relator do Procedimento de Controle Administrativo (PCA 0006585-15.2011.2.00.0000), conselheiro Jorge Hélio. No processo, dois médicos do TRF4 questionavam decisão do Conselho da Justiça Federal (CJF) que orientou os tribunais federais a aplicarem jornada de seis a oito horas diárias para os médicos, conforme a Lei 8.112/90 que disciplina o regime de trabalho dos servidores públicos. Tal dispositivo, no entanto, segundo ressaltou Jorge Hélio, não se aplica aos profissionais cuja jornada de trabalho é fixada por lei especial, como é o caso dos médicos.

    O Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio CNJ possuem decisões nesse sentido, conforme lembrou o relator. A Resolução 88 do CNJ, que estabelece jornada de 40 horas semanais para servidores do Judiciário, também ressalva os casos disciplinados por legislação especial. “Os ocupantes de cargo analista judiciário–apoio especializado medicina executam atividades inerentes à própria profissão, privativas dos graduados em medicina, e estão sujeitos à jornada de quatro horas diárias como previsto nos artigos 14 do Decreto-Lei 1.445/76 e 1º, caput, da Lei 9.436/97”, concluiu Jorge Hélio.

    A regra vale para todos os servidores médicos do Poder Judiciário Federal, desde que esses profissionais não estejam ocupando cargos em comissão ou funções de confiança. No caso dos servidores médicos do Poder Judiciário dos estados, segundo o conselheiro, a jornada de trabalho deverá ser fixada pelo Tribunal, de acordo com legislação estadual vigente sobre a matéria.

    Mariana Braga
    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1443
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf4-deve-adotar-jornada-de-quatro-horas-para-medicos/3050636

    Informações relacionadas

    AGU confirma legalidade de jornada de 40 horas semanais para servidores do INSS

    TRF-4 deve adotar jornada de quatro horas para analistas que exercem funão de médico.

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Médicos com dupla jornada têm direito a adicional por tempo de serviço dobrado

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-29.2020.4.03.9999 MS

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Barroso mantém carga horária de 20 horas semanais a médicos do TRF-1

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)