Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirma a sentença que determinou que o plano de saúde custeasse cirurgia ortognática em favor de paciente com apneia severa

Instagram: @amandaperrut

Publicado por Amanda Fonseca Perrut
há 8 meses


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro confirmou, em 11.09.23, a sentença de procedência proferida pelo juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Volta Redonda, que determinou que o plano de saúde deveria custear a cirurgia ortognática de paciente com apneia severa, nos seguintes termos:

Ante o exposto, e com base nos dispositivos legais mencionados, JULGO PROCEDENTE O PEDIDO para, em confirmação dos efeitos da tutela, condenar a ré a suportar todas as despesas necessárias para a realização do tratamento do autor, no Hospital (...), bem como a pagar indenização para compensar os danos morais sofridos, no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), devidamente corrigidos a partir da publicação da presente e acrescido de juros de mora de 1% ao mês, contados da citação. Condeno a ré ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, que fixo em 10% do valor da condenação.

No caso em análise, a autora sofria de apneia severa e precisava ser submetida, em caráter de urgência, a uma cirurgia ortognática. Tal urgência decorre do fato de que a apneia severa aumenta os riscos de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral, principalmente no caso da autora, que tinha o risco bem maior pelo fato de ser hipertensa.

Apesar da urgência e da indicação da cirurgia pelo médico assistente, o plano de saúde negou a cobertura do citado procedimento cirúrgico.

Após o ajuizamento da ação, o juiz deferiu a liminar, a seguir transcrita, a qual, ao final, restou confirmada pela sentença:

DETERMINO que a ré autorize, no prazo de 48 (quatro e oito) horas, os procedimentos médicos e cirúrgicos na demandante, como requeridos na inicial, sem causar qualquer embaraço ou dificultar o tratamento, arcando inclusive com os materiais e medicamentos necessários, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Apesar da evidência e da urgência do direito da autora, o plano de saúde ainda apelou da sentença, alegando que não poderia ser compelido a custear a cirurgia da autora. No entanto, tal apelo não foi provido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Acórdão publicado em 11.09.23.

Realizada a cirurgia, a autora, que é mãe de duas crianças autistas, ficou totalmente curada da apneia severa e pode se dedicar totalmente ao tratamento multidisciplinar de seus filhos.

O Escritório Jurídico Fonseca Perrut atuou na causa.

Processo: 0003393-55.2022.8.19.0066 - 3VC-Volta Redonda/RJ

Para ler mais artigos sobre Direito da Saúde, acesse nosso site: www.fonsecaperrut.adv.br
Contatos do escritório:
Whatsapp: (12) 99606-5337
Link de redirecionamento para o Whatsapp: https://wa.me/message/O3VDIKGMQTICK1
E-mail: fonsecaperrut@gmail.com
  • Sobre o autorDireito da Saúde/Médico/Hospitalar/Regulatório e Defesa dos Servidores em PAD
  • Publicações49
  • Seguidores29
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações188
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-do-rio-de-janeiro-confirma-a-sentenca-que-determinou-que-o-plano-de-saude-custeasse-cirurgia-ortognatica-em-favor-de-paciente-com-apneia-severa/1964480545

Informações relacionadas

Amanda Fonseca Perrut, Advogado
Notíciashá 8 meses

Juiz defere liminar em favor de bebê com autismo, garantindo-lhe o direito ao reembolso integral dos gastos médicos prescritos pelo médico assistente

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 13 anos

Súmula n. 469 do STJ

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 4 anos

Justiça condena plano de saúde a custear cirurgia de mandíbula

Amanda Fonseca Perrut, Advogado
Notíciashá 8 meses

Juiz defere liminar em favor de integrantes de Associação de Peritos impedindo o cancelamento de plano de saúde

Consultor Jurídico
Notíciashá 6 anos

Autor que omitiu relação contratual com réu é multado por litigância de má-fé

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)