Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal Pleno julgará 32 processos nesta quarta-feira

    há 14 anos

    O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba julgará, nesta quarta-feira (20), durante a 2ª sessão ordinária de 2010, 32 processos, sendo 28 da pauta judiciária e quatro administrativos. O colegiado, que reúne os 19 desembargadores integrantes do Poder Judiciário estadual, é presidido pelo desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.

    Na oportunidade, o desembargador-presidente vai apresentar aos membros da Corte dois anteprojetos de lei que propõem a criação da Gratificação Específica para Motorista (GEM), e a criação de 275 cargos de provimento efetivo na estrutura do Tribunal, sendo 87 de analista judiciário e 188 de técnicos.

    Dando continuidade ao julgamento dos processos, o Pleno vai julgar duas queixas-crime movidas pelo prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego Segundo Neto, contra o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Arthur Cunha Lima. Além de um processo trabalhista contra o deputado estadual Carlos Batinga e uma denúncia contra o prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho.

    Nas ações interpostas pelo prefeito de Campina Grande contra o deputado Artur Cunha Lima, o gestor teria sofrido, em tese, os crimes de calúnia, difamação e injúria, praticados pelo parlamentar. Os delitos estão definidos, respectivamente, nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal, e nos artigos 20, 21 e 22 da Lei de Imprensa nº 5.250/67.

    De acordo com os autos do primeiro processo, o prefeito teria sido ofendido em sua honra, durante a convenção política ocorrida no dia 16 de setembro de 2007, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A ofensa foi noticiada pelo Jornal da Paraíba no dia 18 seguinte.

    A segunda queixa aponta que, no dia 25 de ag osto de 2007, o mesmo jornal publicou a denúncia feita por Arthur Cunha Lima acerca de suposto desvio de verba da Prefeitura de Campina Grande, no valor de R$133 mil. O relator de ambos os processos é o desembargador Leôncio Teixeira Câmara.

    Notícia-crimeO deputado estadual Carlos Batinga responde pelo crime de responsabilidade devido à irregularidades na contratação de pessoal no ano de 1998, quando era prefeito do município de Monteiro. Na denúncia do Ministério Público do Estado, consta a contratação de Jonas da Silva Brasileiro para a função de vigilante, sem concurso público. O relator do processo é o desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

    Já o prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon, foi denunciado pelo MP por realizar despesas sem licitação. O prefeito teria gastado mais de R$ 170 mil reais na compra de urnas funerárias entre 2005 e 2006. O feito também é da relatoria do desembargador Joás de Brito.

    Da Coordenadoria

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-pleno-julgara-32-processos-nesta-quarta-feira/2058699

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)