Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Triste fim de uma FakeNews

Publicado por Thais Monteiro
há 5 meses

Caso

A jovem Jessica Canedo retirou a sua vida após a ampla divulgação de supostas mensagens, trocadas entre a vítima e o comediante Whinderson Nunes, no perfil de fofocas “Choquei”, que conta com mais de vinte milhões de seguidores.

Ante a divulgação, Jéssica recebeu diversas ameaças contra sua vida e de sua família, a vítima e sua mãe fizeram apelos nas redes sociais, informando que as conversas eram falsas, além disso, foi exposta a luta contra depressão que Jessica enfrentava.

A página de fofocas continuo com as publicações.

Fonte: Especialistas defendem responsabilização de perfis e redes sociais após morte de jovem alvo de fake news - SBT News

Quem é o responsável?

O Instagram pode responder?

Segundo o art. 18 do MCI, o Instagram é isento de responsabilidade por conteúdo de terceiros, a plataforma tem a opção de remover conteúdo que seja contra os termos de uso da plataforma, porém, não é uma obrigação. No entanto, se houver pedido da retirada do conteúdo, na forma como dita o art. 19 do Marco Civil da Internet, e a plataforma Meta não realizar, pode ocorrer sua responsabilidade civil.

O Projeto de Lei nº 2630, conhecido por “PL das Fakenews”, tem por objetivo estabelecer “normas, diretrizes e mecanismos de transparência de redes sociais e de serviços de mensageria privada através da internet, para desestimular o seu abuso ou manipulação com potencial de dar causa a danos individuais ou coletivos (Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet).”

Há muito o que se debater sobre esse Projeto de Lei, principalmente no que concerne ao conceito de desinformação e a responsabilidade dos provedores de aplicação em casos análogos. Atualmente, a única maneira de responsabilização do perfil “choquei” é somente por ação reparatória em danos morais, a ser movida pelos familiares da Jéssica.

  • Sobre o autorTe ajudo a se PROTEGER de crimes cibernéticos
  • Publicações146
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações64
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/triste-fim-de-uma-fakenews/2116838043

Informações relacionadas

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Notíciashá 5 meses

Comissão aprova projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Notíciashá 5 meses

Homem que desrespeitou a ordem de parada emanada por policiais civis em carro descaracterizado não incorreu em crime de desobediência

Ricky Alencar, Advogado
Notíciashá 5 meses

Família de vítima da covid em crise de oxigênio no AM receberá R$ 1,4 mi

Allan Fernandes Costa, Advogado
Notíciashá 5 meses

Governo Federal corta incentivos fiscais de várias empresas e tenta aumentar a arrecadação no dia 28/12.

Carolina Dias, Advogado
Notíciashá 5 meses

Alteração do CTB - Artigo 338-A

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)