Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

TRT-2 mantém rescisão indireta por falta de fornecimento de máscaras e álcool 70% a trabalhador

Publicado por Thomaz Henrique Róz
há 3 anos

A 4ª Turma do TRT da 2ª Região manteve decisão de 1º grau que confirmou a rescisão indireta de contrato de trabalho entre um cobrador de ônibus e as empresas Viação Metrópole Paulista S/A e Vip Transportes Urbano Ltda. O principal motivo foi a exigência, pela reclamada, de retorno ao trabalho durante a pandemia causada pelo novo coronavírus sem o devido fornecimento de água potável, máscaras e álcool 70% durante a jornada de trabalho.

A rescisão indireta ocorre quando a empresa ou o empregador pratica falta grave ou irregularidades contra o trabalhador, agindo de modo a tornar impossível ou intolerável a continuação da prestação de serviços. No caso, as empresas de transporte ainda expuseram o trabalhador a um risco desnecessário, na avaliação dos magistrados.

“A exposição a aglomerações, como aquelas que, sobretudo nos horários de maior movimento, ocorrem no transporte coletivo, já é fator de considerável risco de contágio em tempos da pandemia da covid-19. Se o empregador, nessas condições, ainda obriga o trabalhador a enfrentar essa situação sem ao menos fornecer máscaras e material para a higiene das mãos e local de trabalho, acaba agravando a situação e expondo o trabalhador a risco (evitável) de maior intensidade”, afirmou o relator do acórdão, o juiz Paulo Sérgio Jakutis.

As empresas deverão, ainda, pagar aviso prévio indenizado e reflexos sobre 13º salário e férias, 13º salário, férias proporcionais acrescidas de 1/3, multa de FGTS e liberação das guias de seguro desemprego e todas as verbas decorrentes da rescisão indireta.

Acesse: www.thradvocacia.com.br

  • Sobre o autorAdvocacia especializada, prestando toda assessoria que o cliente procura.
  • Publicações63
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-2-mantem-rescisao-indireta-por-falta-de-fornecimento-de-mascaras-e-alcool-70-a-trabalhador/1247923039

Informações relacionadas

Modeloshá 2 anos

Réplica/Impugnação à Contestação Trabalhista - Rescisão Indireta.

Celso Aires Cavalcante Neto, Advogado
Notíciashá 3 anos

TRT-2 Mantém rescisão indireta por falta de fornecimento de máscaras e álcool em gel 70% a trabalhador

Galatte Araujo, Advogado
Notíciashá 3 anos

Justiça reconhece nulidade e rescisão indireta em contratos intermitentes envolvendo rede de supermercados

FCQ Advogados, Advogado
Notíciashá 3 anos

Suspensão do contrato de trabalho para enfrentamento da pandemia tem amparo legal e não justifica rescisão indireta

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 3 anos

Funcionário pode “demitir” patrão: entenda como funciona a rescisão indireta

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)