Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TSE anula multa contra prefeito de Almirante Tamandaré-PR

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani deu provimento a recurso apresentado por Vilson Rogério Goinski, prefeito reeleito de Almirante Tamandaré-PR, e anulou a multa de R$

    imposta ao político pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A aplicação da multa foi decorrente de representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Vilson Goinski por ele ter exonerado servidor em cargo de comissão e o nomeado, pouco depois, para outro cargo comissionado de melhor remuneração, durante período vedado pela legislação eleitoral (três meses antes da eleição até a posse dos eleitos).

    O Tribunal Regional do Paraná entendeu que o candidato à reeleição teria burlado a legislação eleitoral, pois considerou que o ato do prefeito acarretaria readaptação de vantagens a um servidor ocupante de cargo em comissão nos três meses que antecederam a eleição de 2008, o que seria proibido por dispositivos do artigo 73 da Lei das Eleicoes (Lei nº 9.504/1997). O artigo 73 trata das condutas vedadas a agentes públicos em período eleitoral.

    Em sua decisão, a corte regional manteve, portanto, a sentença do juízo eleitoral de primeira instância, que julgou procedente a representação do Ministério Público, mas reduziu o valor da multa, que originalmente era de R$ 42.564,00. Os autos do processo informam que a exoneração não foi a pedido do servidor. Para a Justiça eleitoral paranaense, o ato seria vedado e não se enquadraria como hipótese de exceção permitida pela lei (alínea a do inciso V do artigo 73 da Lei 9.504), uma vez que importou no aumento de salário do servidor.

    Ao julgar improcedente a representação do MPE e anular a multa da corte regional, o ministro Arnaldo Versiani afirma que a alínea a do inciso V do artigo 73 não contém nenhuma ressalva quanto à impossibilidade de eventual melhoria da condição de servidor, não havendo, portanto, como reconhecer a prática da conduta vedada.

    O artigo 73 da Lei das Eleicoes traz as condutas proibidas aos agentes públicos durante o período eleitoral, entre elas a readaptação de vantagens aos servidores públicos (inciso V). Entretanto, traz como ressalva legal a nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança (alínea a, inciso V).

    O fato de o servidor ter sido, logo em seguida, nomeado para um cargo em comissão com uma concessão de maior vantagem pecuniária não permite, por si só, afastar a ressalva legal e entender configurada a infração, com base em readaptação de vantagens, afirma o ministro.

    Segundo o ministro Arnaldo Versiani, a decisão regional não aponta qualquer circunstância específica que evidencie a tentativa de burla à norma legal, o que poderia eventualmente ensejar o reconhecimento do ilícito eleitoral.

    Aponto que o mero incremento de remuneração não se mostra suficiente para tal comprovação, diz o ministro.

    EM/LF

    Processo relacionado: Respe 299446

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-anula-multa-contra-prefeito-de-almirante-tamandare-pr/2791679

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)