Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

TST acaba com a controvérsia sobre sucumbência recíproca em honorários advocatícios

Reclamante deve arcar com os honorários de sucumbência na parte em que ficou vencido.

Publicado por Lara Scapetti
há 4 anos

A Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), com a intenção de desincentivar ações trabalhistas temerárias, introduziu o art. 791-A na CLT, que trata dos honorários de sucumbência.

No recurso de revista (TST-RR-425-24.2018.5.12.0006), a 4ª Turma do TST, por unanimidade, fixou entendimento no sentido de que, caso a reclamação trabalhista tenha sido ajuizada após a vigência da Lei nº 13.467/2017 (conforme Instrução Normativa nº 41/2018), como no caso do processo, deve ser aplicado o disposto no art. 791-A, e parágrafos, da CLT, sujeitando o reclamante ao pagamento dos honorários sucumbenciais ao advogado da parte reclamada, ainda que beneficiário da gratuidade de justiça.

Sendo assim, se o reclamante for sucumbente em parte dos pedidos disposto na petição inicial, como ocorreu no caso julgado - no qual o reclamante postulou o pagamento equivalente a 74 salários e seus reflexos, mas obteve somente o direito ao pagamento equivalente a 04 salários e seus reflexos -, será condenado no pagamento de honorários advocatícios ao advogado da reclamada.

Com esse entendimento do TST, há uma mudança de paradigma, pois, até então, a Justiça do Trabalho, em geral, estava proferindo decisões cuja interpretação do dispositivo supracitado era de que, apenas na sucumbência integral dos pedidos do trabalhador, haveria a condenação ao pagamento de honorários sucumbenciais à parte contrária.

Sob essa ótica, portanto, o advogado que atua pela parte reclamante deve ser ainda mais criterioso ao formular os pedidos na reclamação trabalhista, na medida em que se o reclamante for sucumbente em parte dos pedidos disposto na exordial, está sujeito ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência.

  • Publicações3
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações330
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-acaba-com-a-controversia-sobre-sucumbencia-reciproca-em-honorarios-advocaticios/942528323

Informações relacionadas

Wesley Estrela, Advogado
Modeloshá 3 anos

Contrarrazões ao Recurso Ordinário

Recurso Ordinário Trabalhista

Recurso - TRT02 - Ação Horas Extras - Rot - contra GR - Garantia Real Seguranca

Érico Olivieri, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Processo do Trabalho -Exceção de pré-executividade

Petição - Ação Multa do Artigo 477 da Clt

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)