Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

TST: Digitalização de processos físicos é obrigação da Justiça, não das partes.

Colegiado entendeu inconstitucional resolução do TRT-3 que transfere a obrigação.

Publicado por Marilia Faria
há 5 anos

Fonte: Migalhas

Digitalização das peças processuais para conversão dos autos físicos em eletrônicos, é obrigação do Judiciário, que não pode ser transferida às partes. Decisão é da 8ª turma do TST ao entender inconstitucional resolução do TRT da 3ª região que transferia a obrigação.

O objeto da demanda é a resolução conjunta GP/GR 74/17, editada pelo TRT da 3ª região, a qual estabelece que a digitalização das peças processuais é encargo da parte.

Em seu voto, a relatora, ministra Dora Maria da Costa, explicou que a lei 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, apesar de permitir que os órgãos regulamentem a lei, impõe, em seus arts. 10, § 3º, 11, §§ 3º e , e 12, § 5º, a obrigação de digitalização e guarda dos processos físicos ao Poder Judiciário.

"A lei 11.419/06 em nenhum momento remete às partes do processo a obrigação de digitalizar os autos físicos, não podendo, por conseguinte, mera resolução inovar na ordem jurídica, criando um dever de natureza processual não previsto em lei."

A decisão destaca que o CNJ já se debruçou sobre a controvérsia, deferindo liminar para suspender regras estabelecidas na resolução ao fundamento de que "a exigência da digitalização pelas partes desconsidera que a transferência a estas ocasiona um ônus que, a priori, estaria entre as atribuições do Poder Judiciário", e que o ato deveria inclusive ser abrangido pelas custas processuais.

"Tem-se que o Regional, ao atribuir à União encargo imputado ao Poder Judiciário à míngua de amparo legal, foi de encontro ao disposto no inciso II do art. da CF, segundo o qual 'ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei'."


  • Sobre o autorMarília de Faria, Especialista em Direito Público com Ênfase em Administrativo
  • Publicações12
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-digitalizacao-de-processos-fisicos-e-obrigacao-da-justica-nao-das-partes/744926776

Informações relacionadas

Digitalização de processos físicos é obrigação do Judiciário, não das partes

Jota Info, Advogado
Notíciashá 6 anos

CNJ: Tribunais não podem repassar às partes obrigação de digitalizar processos

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

26. Garantias Fundamentais do Processo Sob a Ótica da Informatização Judicial

Petição (Outras) - TJSP - Ação Cheque - de Textil Irineu Meneghel

Barbosa e Vilhena Advogados, Advogado
Modeloshá 3 anos

Pedido de Virtualização do Processo Físico

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)