Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Vacina: Direito ou Obrigação

Notícia relatada no final de fevereiro retoma questões relacionadas à vacina.

Mariana Buosi de Marchi, de 31 anos, foi notícia no final de fevereiro deste ano após ter sido alvo de uma decisão da Justiça que a obrigou a vacinar o filho recém nascido.

O debate levanta questões antigas relacionadas ao tema: o Programa Nacional de Imunização foi formulado em 1973 e institucionalizado em 1975, após o êxito em campanhas para a eliminação de doenças e agravos epidêmicos, tanto no Brasil como no resto do mundo.

Neste aspecto, é interessante relembrar a 'Revolta da Vacina', de 1904, durante a qual a população do Rio de Janeiro se revoltou em face à legislação que tornava obrigatória a vacinação. Como resultado, tal norma foi suspensa. Contudo, é importante observar que na época não haviam informações disponíveis para que a população, fato que contribuiu para sia revolta.

Atualmente, no que tange à obrigatoriedade da vacina, é importante relembrar o parágrafo único art. 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo o qual "é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias."

No campo da Bioética, salienta-se a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos de 2005, que no rol dos seus princípios traz a Responsabilidade Social e Saúde, componente de extrema relevância para a discussão em comento, uma vez que o ato de se vacinar, para a além da discussão em tela, trata-se também de um ato de responsabilidade coletiva.

De qualquer forma, o tema ora levantado ainda possui indagações a diversos níveis, tendo em vista que um número considerável de pais estão deixando de vacinar seus filhos.

Fonte da notícia: G1

  • Publicações8
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5494
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vacina-direito-ou-obrigacao/311896671

Informações relacionadas

Recurso - TJSP - Ação Erro Médico - Agravo de Instrumento

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Temos que aceitar um tratamento invasivo, que adentra ao nosso organismo sem sabermos detalhes do que está sendo injetado? Como o percentual de mercúrio, efeitos colaterais e reações adversas? Trata- se do nosso corpo, direito personalíssimo, e que temos que ser obrigados a praticar este ato? Não seria, uma forma amplamente sabida, um reforço da imunidade através de vitaminas? continuar lendo

Está na hora de cobrar efetivamente. Fazer os pais, responsáveis e adultos que não querem se vacinar assinar um termo de responsabilidade. O bem estar individual não pode se sobrepor ao bem estar coletivo. continuar lendo