Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Violação de Privacidade

Publicado por Thais Monteiro
há 2 meses

Enel e a privacidade

Uma grande falha no site da Enel permitia acesso a dados de clientes, permitindo que criminosos pudessem baixar faturas de conta de luz e manipular a URL. A empresa não se manifestou sobre o incidente de segurança, também não informou desde quando o acesso indevido ocorreu.

A grave violação da privacidade só foi possível pois, os métodos de segurança aplicados pela Enel foram facilmente ultrapassados, isso porque, a empresa protegia o PDF que continha a fatura com dados pessoais de seus clientes.

Os grandes vazamentos de dados permitiram o acesso as mais diversas informações pessoais, isso também contribui para que criminosos utilizem na aplicação de golpes e fraudes.

Nesse caso, golpistas podem realizar diversos golpes, incluindo pagamentos indevidos, utilizando os dados obtidos pela falha, se passando pela empresa e praticando o delito de estelionato, previsto no art. 171 do Código Penal.

Também é possível a aplicação de phishing e até mesmo, roubo de identidade, crimes muito graves e diante da situação, fáceis de serem aplicados.

Os consumidores devem tomar muito cuidado antes de clicar em links ou supostos funcionários da empresa, por isso, sempre procure contatar a empresa pelos canais oficiais e explicar a situação, além disso, não informar nenhum dado pessoal e/ou realizar transferência bancária sem antes verificar o destinatário.

Fonte: Falha no site da Enel dava acesso a dados de clientes da fornecedora (terra.com.br)

  • Sobre o autorTe ajudo a se PROTEGER de crimes cibernéticos
  • Publicações147
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/violacao-de-privacidade/2221194013

Informações relacionadas

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

Consumidor pode exigir medidas reparatórias após 30 dias do prazo para conserto do produto com defeito

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 2 meses

Reintegração e estabilidade são garantidas em decisão favorável a servidora pública gestante que foi exonerada.

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 2 meses

Justiça condena Tik Tok a pagar dano moral coletivo e individual

Fabricio Togashi, Advogado
Notíciashá 2 meses

Clínica de reabilitação física reverte no Tribunal Superior do Trabalho decisão que proibia a “pejotização” de seus trabalhadores

Diego Fogaça, Advogado
Modeloshá 2 anos

Petição Sisbajud -"teimosinha" permanente

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)