Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Vítima de violência doméstica recebe indenização por danos morais

Publicado por Andreia Monteiro
há 4 anos

Em março de 2013, o ex marido espancou sua ex esposa, ameaçando-a de morte. Após registro do boletim de ocorrência, o agressor foi processado e condenado em 1º Grau, sendo a sentença confirmada em 2º Grau.

Após o trânsito em julgado, a vítima ingressou com ação de reparação de dano moral na esfera cível em desfavor do agressor. Para tanto, anexou cópia da sentença condenatória à petição inicial.

O pedido foi deferido e o agressor foi condenado ao pagamento de R$ 10.000,00 (Dez mil reais) à vítima da agressão a título de reparação pelos transtornos sofridos.

O agressor recorreu da decisão e em suas razões de apelação alegou ausência de provas do dano moral alegado, pois a sentença criminal condenatória não mencionava a existência e nem o valor do dano.

Todavia, segundo o relator do recurso, Des. Odemilson Roberto Castro Fassa “[...] o dano exposto nos autos é aquele denominado dano moral puro, ou seja, a ofensa decorre da agressão injusta pelo requerido. Desse modo, a parte ofendida não precisa comprovar o efetivo dano moral, o qual se opera por força da simples violação”.

A decisão do juízo a quo foi mantida por unanimidade pela 3ª Câmara Civel do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS).

Notícia disponível em: <https://www.tjms.jus.br/noticias/visualizarNoticia.php?id=58733>. Acesso em 11/11/2020.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito das Famílias
  • Publicações13
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações165
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitima-de-violencia-domestica-recebe-indenizacao-por-danos-morais/1121775482

Informações relacionadas

Sergio Bautzer, Delegado de Polícia
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Representação por Prisão Preventiva - crime praticado em situação de violência doméstica

Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
Artigoshá 4 anos

Artigo 63º CPP – Execução da sentença no cível. Liquidação prévia. Valor mínimo. Responsável civil. Medidas assecuratórias.

Petição Inicial - Ação Indenização por Dano Moral

Lucio de Medeiros, Estudante de Direito
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Cumprimento da Sentença Novo CPC

STJ reconhece dano moral presumido para vítimas de violência doméstica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)