Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Você sabia que pode receber um benefício previdenciário melhor no futuro ou ter o benefício atual revisado?

Se ganhou processo trabalhista fique atento!

Publicado por Juscivaldo Amorim
há 4 anos


Ainda causa espanto em muitos advogados e principalmente em clientes trabalhistas (reclamantes) a informação de que as verbas de natureza salarial recebidas em ação trabalhista podem aumentar o valor do benefício previdenciário atual ou futuro.

Como?

É comum ações trabalhistas cobrando horas extras, adicionais de periculosidade, insalubridade, diferenças salariais, equiparação salarial... Enfim, inúmeras parcelas trabalhistas que possuem natureza remuneratória.

Por terem natureza salarial essas verbas sofrem a incidência de contribuição previdenciária (que já é descontada do crédito do trabalhador na ação trabalhista).

A Constituição, as Leis 8.212/91 e 8.213/91 e a própria Instrução Normativa 77/2015 do INSS asseguram que as verbas trabalhistas de natureza salarial constituem salário de contribuição, ainda que não tenha havido o recolhimento das contribuições previdenciárias.

Ou seja, se as verbas trabalhistas de natureza salarial são salários de contribuição, devem ser a averbadas no CNIS, somadas aos salários de contribuição que já constam no CNIS para pedir a revisão de benefício previdenciário (se o segurado já é aposentado, por exemplo) ou para, quando o segurado for pedir algum benefício previdenciário, o cálculo do benefício ser apurado sobre o total da remuneração em cada mês.

Em muitos casos o impacto no valor do benefício do trabalhador/segurado é gigantesco.

Fique atento! Ganhou uma ação trabalhista com verbas salariais, pegue cópia desse processo (.pdf do processo) e procure um advogado especialista em direito previdenciário.

  • Publicações9
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações285
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabia-que-pode-receber-um-beneficio-previdenciario-melhor-no-futuro-ou-ter-o-beneficio-atual-revisado/849022488

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O trabalho do advogado trabalhista reflete no trabalho do advogado previdenciário. Este é um tema que muitos advogados não expõem ao cliente na hora do acordo. Dizer que será verbas indenizatórias não é suficiente, tem que deixar tudo bem claro.

Vi que o Dr. é de Petrolina, somos conterrâneos!! Sucesso continuar lendo

Verdade, dra.
Acordo trabalhista sem detalhar as verbas gera muita dor de cabeça e até prejuízo para o trabalhador/segurado.
Direito do trabalho e direito previdenciário caminham juntos.

Sim, sou de Petrolina. Conterrâneos! Que bom. Sucesso! continuar lendo