Artigo 38 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;
IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;
V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.
(Revogado)
V - na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

O servidor público é desvinculado do regime próprio de previdência social (RPPS) quando assume cargo de mandato eletivo?

Não é incomum servidores públicos se candidatarem à cargo (mandato) eletivo federal, estadual, distrital, prefeito ou de vereador! Mas como fica a questão previdenciária nesses casos? O servidor…
2
0

Juiz permite que policial federal exerça função durante mandato de vereador

A Constituição Federal prevê que, diante de compatibilidade de horários, é possível que um servidor público eleito vereador exerça as duas funções. Com esse entendimento, o juiz Lademiro Dors Filho,…
0
0

ADI questiona vedação a atividades profissionais por servidores das agências reguladoras

A União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (Unareg) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6033 contra…
0
3
Maicon Queiroz, Advogado
há 6 anos

Servidor Público e o exercício de Mandato Eletivo

Boa tarde amigos! Com as eleições a caminho, tema interessante a ser tratado é acerca da análise do servidor público no exercício de mandato eletivo. Basicamente, para que se entenda qual o regime…
5
1

Aprovado voto em separado de Evandro Magal na CCJ

Os deputados aprovaram, durante a sessão extraordinária da Comissão de Constituição , Justiça e Redação (CCJ), o voto em separado do líder do Governo na Assembleia, deputado Evandro Magal (PSDB), em…
0
0

Samuel Belchior diz que Governo não assume veto à anistia

O deputado Samuel Belchior (PMDB) criticou o Governo em assumir postura contrária à anistia aos funcionários públicos que foram demitidos por motivação política. Os servidores da extinta Caixego…
0
0

Assembleia aprova licença ao deputado Marcel van Hattem

A Assembleia Legislativa aprovou, nessa terça-feira, 13 de setembro, a resolução que concede licença não remunerada ao deputado Marcel van Hattem (PP) para tratar de interesse particular, conforme o…
0
0

Justiça Eleitoral gaúcha busca informações sobre possíveis fontes vedadas de recursos para partidos

A partir deste mês, a Justiça Eleitoral gaúcha enviará ofícios a diversos órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, com a finalidade de obter informações sobre as pessoas que,…
0
0

CSPB questiona norma de Rondônia que alterou teto de remuneração do servidor

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4107 para pedir a suspensão, em caráter liminar, da…
0
0

Impeachment por ato do mandato anterior: uma resposta a Lenio Streck

No dia 22 de agosto, foi publicado no jornal Folha de S.Paulo artigo de minha autoria, favorável a possibilidade de impeachment do presidente da República por ato do exercício da função praticado no…
0
0