Inciso XII do Parágrafo 2 do Artigo 155 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
§ 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993) (Vide Emenda Constitucional nº 132, de 2023) Vigência
XII - cabe à lei complementar:
a) definir seus contribuintes;
b) dispor sobre substituição tributária;
c) disciplinar o regime de compensação do imposto;
d) fixar, para efeito de sua cobrança e definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços;
e) excluir da incidência do imposto, nas exportações para o exterior, serviços e outros produtos além dos mencionados no inciso X, a
f) prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias;
g) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados.
h) definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará o disposto no inciso X, b ; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 33, de 2001) (Vide Emenda Constitucional nº 33, de 2001)
i) fixar a base de cálculo, de modo que o montante do imposto a integre, também na importação do exterior de bem, mercadoria ou serviço. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 33, de 2001)
Eduardo Candeia, Advogado
há 9 meses

Tributação como Instrumento de Ação Afirmativa

TRIBUTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO AFIRMATIVA Eduardo Lorenzoni Candeia [1] Advogado Especialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal –…
0
0

STJ fixa critérios para exclusão dos benefícios fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL:

Conforme amplamente divulgado pela mídia especializada, em julgamento de recursos repetitivos (Tema 1.182), proveniente dos REsp nº 1.945.110 e nº 1.987.158, a Primeira Seção do Superior Tribunal de…
1
0

O Tema de Repercussão Geral nº 1.093 e a suspensão da exigibilidade do débito por meio do depósito integral

_______________________________________________ SUMÁRIO: 1. Introdução ao Tema de Repercussão Geral nº 1.093: a Lei Complementar nº 190/2022 e o movimento de adequação da legislação pernambucana…
2
0

Multa de Revalidação

Análise do caso em que se aplicou multa de revalidação (multa de mora), no percentual de 100%, mais multa isolada no percentual de 40% majorada em 50%, ambas com fundamento no artigo 56, § 2º, III da…
1
0
Myllena Moura, Estudante de Direito
ano passado

Sobre o Direito Tributário

Primeiramente, importa pontuar o conceito de direito tributário. Trata-se de um ramo autônomo do direito financeiro que se empenha em disciplina as atividades estatais em seu aspectos referentes à…
1
0
Ricardo Haacke, Procurador e Advogado Público
há 2 anos

Imunidade Tributária da Sociedade em Realização de Capital

RESUMO O presente artigo visa delimitar o espectro de incidência do fato gerador do imposto sobre a transmissão de bens imóveis em face do capital social subscrito pelos sócios de pessoas jurídicas…
1
2
Vitoria Aires, Estudante de Direito
há 2 anos

O regime jurídico da contribuição ao PROTEGE Goiás

O Estado de Goiás passou a prever que a contribuição ao PROTEGE GOIÁS , um adicional à alíquota do ICMS, conforme dispõe o Art. 82, § 1, do ADCT , também deve incidir, no percentual de 15% (quinze…
3
0
XPOENTS, Advogado
há 2 anos

Reserva de Incentivos Fiscais: Saiba Como Registrar

Atuar no ramo do comércio é desafiador, o empreendedor precisa lidar com muitos imprevistos, além disso é uma atividade arriscada, que envolve bastante investimentos. No comércio exterior, devido aos…
1
0

Das limitações ao Poder de Tributar

As denominadas “Limitações ao Poder de Tributar” se encontram na atual Constituição da República de 1988, insertas na Secão II do Capítulo I do Título VI e dentre tais hipóteses ali elencadas se…
3
0

A cobrança de ICMS sobre Energia Solar

Segundo o site UOL, o Brasil tem a segunda conta de energia mais cara do mundo, perdendo apenas para a Alemanha. Por isso, os investimentos particulares na geração de energia solar têm crescido nos…
2
0