Parágrafo 3 Artigo 150 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
§ 3º - As vedações do inciso VI, a, e do parágrafo anterior não se aplicam ao patrimônio, à renda e aos serviços, relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário, nem exonera o promitente comprador da obrigação de pagar imposto relativamente ao bem imóvel.
Diego Demetrio, Bacharel em Direito
há 11 meses

Responsabilidade tributária na transmissão de bens móveis e imóveis e na sucessão por morte

RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA NA TRANSMISSÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS E NA SUCESSÃO POR MORTE DIEGO DEMETRIO DE SOUZA [1] RESUMO O vigente Código Tribunal Nacional de 1966 (CTN), que em alguns…
3
0

Imunidade Tributária

RESUMO O presente artigo visa discorrer sobre a imunidade tributária prevista na CRFB de 1988 em seu artigo 150 apresentado os tipos diferentes de imunidade tributária, seus efeitos, requisitos,…
0
0

Imunidade como instituto do Direito Tributário.

Antonio Rodolfo Albuquerque da Silva. João Pedro Gomes Cunha. Saulo Mororó Ximenes. Resumo O presente trabalho é um resumo expandido sobre o tema das imunidades tributárias. Têm como objetivo geral…
2
0
Sandro Barbosa, Advogado
há 2 anos

A base de cálculo do ISSQN incidente sobre os serviços de registros públicos, cartórios e notariais

Sumário: Introdução; 1) A incidência do ISSQN nos serviços de registros públicos, cartorários e notariais; 1.1) A incidência do ISS nos de registros públicos, cartorários e notariais para o direito…
3
0

Texto 10: Questões comentadas em direito tributário – exame 03

Olá, Jorge Henrique Sousa Frota escrevendo aqui mais uma vez. Texto 10 de 365. Seguindo com o nosso projeto, que é o de falar sobre exame da ordem em direito tributário todos os dias, durante um ano…
1
0

Texto 07: “Questões comentadas em direito tributário – exame 02”

Olá, Jorge Henrique Sousa Frota escrevendo aqui mais uma vez. Texto 07 de 365. Seguindo com o nosso projeto, que é o de falar sobre exame da ordem em direito tributário todos os dias, durante um ano…
2
0

Exame da ordem unificado 02 - Direito Tributário

Bom dia oabeiros! Um presentinho para vocês, segundo exame da ordem unificado comentado (questões de Direito Tributário). Espero que gostem! Por Jorge Henrique Sousa Frota Seja mentorado pelo maior…
3
0

Exame da ordem unificado 02 - Direito Tributário

Bom dia oabeiros! Um presentinho para vocês, segundo exame da ordem unificado comentado (questões de Direito Tributário). Espero que gostem! Por Jorge Henrique Sousa Frota Seja mentorado pelo maior…
3
0

Imunidade Tributária de Cartório e Concessionária de Rodovia

Primeiramente, devemos destacar que a questão constitucional discutida no presente caso, é a incidência do ISS em relação à prestação de serviços de registros públicos, cartorários e notariais,…
6
0
Arthur Aguiar, Advogado
há 4 anos

ISSQN

A ILEGALIDADE DO REPASSE DO ISSQN CARTORÁRIO AO TOMADOR FINAL DO SERVIÇO E xiste uma guerra tributária entre os Notários, Registradores com o Fisco Municipal. Entendem os primeiros que sua atividade…
2
0