Inciso XX do Artigo 37 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
XX - depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;

O caso Eletrobras: O STF não é legislador positivo

O CASO ELETROBRAS: O STF NÃO É LEGISLADOR POSITIVO Rogério Tadeu Romano A atual presidência da República ajuizou ação objetivando anular a privatização da Eletrobras. Incriminou deputados e…
1
0

Delegabilidade do poder de polícia à administração pública indireta sob natureza jurídica de direito privado e organização do Estado Brasileiro

"Dedico este trabalho à minha família, em especial à minha avó, ao meu pai, aos meus irmãos, à minha mãe e ao meu tio Cleber.” Agradeço a todos os que ajudaram na elaboração deste trabalho, com…
1
0
Celio Leite, Advogado
há 2 anos

Lei 13.303/2016. Governança Corporativa em estatais.

Os conflitos de agência na empresa moderna decorrem de uma separação entre a propriedade, dos acionistas, e o controle da empresa, nas mãos dos gestores, modelo predominante em contextos de…
1
0

Mandado de Segurança: Atos negociais de dirigentes de estatais

1. INTRODUÇÃO No presente trabalho abordaremos a possibilidade ou não da impetração do mandado de segurança contra atos negociais de dirigentes de estatais, no sentido se é cabível ou não uma ação…
2
0

Corrupção Nas Empresas Estatais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Danilo César Dias Carmo Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Mogi das Cruzes – Curso de Direito como requisito parcial para obtenção do título…
2
0
Jailton Andrade, Advogado
há 6 anos

As fábricas de fertilizantes da Petrobras e a liminar do STF

Jailton Barbosa Matos Andrade * Resumo. Uma recente decisão monocrática no STF, nos autos da ADI 5624/DF, impede a transferência do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia…
3
1

Direito Societário

1.0 Origem Histórica A SA tem origem no século XVII, quando as nações europeias estavam fazendo grandes esforços para a navegação marítima. O objetivo era conquistar novas colônias, mas o custo para…
4
0

Empresas Públicas - usadas e abusadas para saciar práticas políticas nefandas ao atingimento dos fins do Estado

A INCONSTITUCIONAL E ILEGAL CRIAÇÃO DE FUNÇÕES INTROITO NECESSÁRIO O tema, pouco desenvolvido na Doutrina e Jurisprudência, quer se fixar no ponto tangencial referente às Empresas Públicas da…
0
0

Revisaço de Direito Administrativo I - 1º Bimestre

REVISÃO DE DIREITO ADMINISTRATIVO I - 1º Bimestre. Curitiba, 20 de setembro de 2017. Quarta-feira. 16h30. Administração Pública "A Administração Pública é poder de gestão do Estado sendo típica do…
1
0

Terceiro Setor = ONGs - Sociedade Civil Organizada - OS, OSCIP, Autarquias Corporativas, Serviço Social Autônomo

DIREITO ADMINISTRATIVO I Esta aula é interpretada por Luan “Mesan G.” Mendes dos Santos e foi ministrada pela prof.ª An.L. Cha. "Vamos nos aprofundar no conhecimento, sabendo que o Nosso DEUS tem…
3
0