Inciso VI do Artigo 21 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 21. Compete à União:
VI - autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico;

A competência da União Federal para dispor sobre a autorização, fiscalização, produção e comércio de material bélico

A COMPETÊNCIA DA UNIÃO FEDERAL PARA DISPOR SOBRE A AUTORIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, PRODUÇÃO E O COMERCIO DE MATERIAL BÉLICO Rogério Tadeu Romano Trago à colação o que a Agência Câmara de Notícias, em…
3
2

Pode uma lei estadual autorizar porte de arma de fogo?

Vamos por partes. Quando se fala em Constituição Federal, Constituição Estadual e Leis Orgânicas Municipais há sim uma relação de hierarquia. Mas não é disso que se trata nesse post. Pode uma lei…
1
1

Lei distrital não pode conferir porte de arma, determinar o exercício de atividades de segurança pública a agentes e inspetores de trânsito

A Constituição Federal, nos incisos do art. 144, estabelece quais são os órgãos de segurança pública. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a…
2
0
Daniela Martins, Estudante de Direito
há 4 anos

As Restrições à propriedade e a interferência na ordem econômica

1. As Restrições à propriedade e a interferência na ordem econômica Há dispositivos constitucionais, em especial o Art. 5º da Constituição Federal (caput, inciso XXII), que assegura o direito à…
2
0

Liberação de fuzil calibre 7,62x51mm para o proprietário rural

I – Introdução Uma das discussões que voltou à baila no debate político nacional é a questão da garantia ao registro de armas de fogo e a flexibilização do porte, posto tratar-se de direito…
2
4