Inciso XLIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

O caso Daniel Silveira à luz do sistema de proporcionalidade e o de discricionariedade

RESUMO O presente trabalho objetiva compreender como pode ser aplicado o método de ponderação de princípios de Robert Alexy em um caso concreto cujas características não guardam, majoritariamente,…
3
0

Como devem proceder, vítima e indiciado ou acusado do crime de importunação sexual e ou estupro.

Em razão da cultura machista, sexista, extremamente tóxica, muitas mulheres têm sido vitimadas pelos crimes contra sua dignidade sexual, dos quais hoje iremos abordar o Art. 215-A do Código Penal,…
2
0

A vedação da suspensão do prazo prescricional "sine die" e sua aplicação aos crimes tributários que contêm débitos inseridos em programa de parcelamento

*Artigo publicado no dia 31 de maio de 2023 na 46a Edição da Revista Cognitio Juris (Ano XIII – Número 46 – ISSN 2236-3009 - Qualis/CAPES B4) Autor: Bruno Medinilla de Castilho [1] Resumo Os estudos…
1
0
Elaine Correia, Estudante de Direito
ano passado

Fiança, acareação e reconhecimento de pessoas no Processo Penal Brasileiro

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo, discorrer sobre o tema “Fiança, acareação e reconhecimento de pessoas no processo penal brasileiro”. Em relação a fiança, abordar conceitos, hipóteses,…
1
0

Prazo prescricional das multas aplicadas pelos Tribunais de Contas

A jurisprudência do STF não admite a imprescritibilidade de pretensões punitivas do TCU, de modo que a aplicabilidade de suas sanções administrativas sofre os efeitos da passagem de tempo, de acordo…
1
0

Quem pode ser preso na época das eleições?

Muitos acreditam erroneamente que no período das eleições ninguém pode ser preso. Ocorre que, diferentemente da crendice popular, é certo que, embora exista um regra específica sobre prisões no…
2
0
Arthur Grella, Advogado
há 2 anos

O Direito ao Esquecimento

"Schizophrenic amnesia, bid goodbye to all you knew and loved, forget the only life that you knew outside, they bought the ticket, now you take the ride. The time is slipping by no peace in sight,…
4
1

A palavra da vítima como único elemento probatório frente as denunciações caluniosas e a imprescritibilidade do crime de estupro

1 - CONTEXTO HISTÓRICO ACERCA DO ESTUPRO Segundo o Minidicionário da língua portuguesa (Silveira Bueno, 2007, p.333): “Estupro, sm. Ato de abusar sexualmente, com violência, de outra pessoa”. Pela…
6
0

Diálogo entre a obra Os Miseráveis e o Ordenamento Jurídico Brasileiro

CARREIRO, Geraldo – Autor CARREIRO, Larissa – Coautora SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1 2 O JUSTO NA ÓTICA SOCIAL DE VITOR HUGO 3 3 O DIREITO E A BAGATELA 4 4 DIREITOS DO SER HUMANO À VIDA DIGNA DE FANTINE 5 5…
1
0
Fabio Bottrel, Advogado
há 2 anos

Prescrição Penal

A prescrição é uma das causas de extinção da punibilidade e no âmbito criminal é uma das teses mais utilizadas pela defesa para esse fim. A prescrição impede que o Estado exerça o seu poder punitivo…
1
0