Parágrafo 2 Artigo 9 da Lei nº 11.340 de 07 de Agosto de 2006

Lei nº 11.340 de 07 de Agosto de 2006

Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso.
§ 2º O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica:
I - acesso prioritário à remoção quando servidora pública, integrante da administração direta ou indireta;
II - manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses.
III - encaminhamento à assistência judiciária, quando for o caso, inclusive para eventual ajuizamento da ação de separação judicial, de divórcio, de anulação de casamento ou de dissolução de união estável perante o juízo competente. (Incluído pela Lei nº 13.894, de 2019)
FCQ Advogados, Advogado
há 3 anos

Justiça do trabalho determina reintegração de trabalhadora que se ausentou do trabalho devido a violência doméstica.

(Imagem: Reprodução / Google) Uma empresa pública terá que reintegrar uma ex-empregada que foi dispensada por justa causa após se ausentar do trabalho, porque era vítima das perseguições e agressões…
2
0
Ponto Jurídico, Advogado
há 3 anos

Violência doméstica: 15 interpretações que reforçaram a proteção da mulher em 15 anos da Lei Maria da Penha

​​​Criada para prevenir e combater a violência doméstica e familiar, garantir punição com mais rigor aos agressores e proteger a mulher agredida, a Lei Maria da Penha ( Lei 11.340/2006 ) completou 15…
1
0

Divórcio é decretado antes mesmo da citação do marido

A 3ª Vara da Família de Joinville, em Santa Catarina, deferiu pedido de tutela antecipada para decretar o divórcio de um casal antes mesmo da citação do réu. A decisão é da juíza Karen Francis…
1
0

Afastamento do local de trabalho da mulher vítima de violência doméstica

Dentre os diversos benefícios da Lei Maria da Penha , há o estabelecimento de medidas assistenciais para que a vítima de violência doméstica possa se sentir segura e protegida ao denunciar o acusado.
3
0

Resumo. Informativo 655 do STJ

RECURSOS REPETITIVOS PROCESSO REsp 1.576.254-RS, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, Primeira Seção, por maioria, julgado em 26/06/2019, DJe 04/09/2019 (Tema 963) RAMO DO DIREITO DIREITO…
1
0

Auxílio Doença para mulher vítima de violência doméstica familiar.

DECISÃO IMPORTANTE STJ: . INSS deve arcar com a subsistência da mulher que tiver de se afastar do trabalho para se proteger de violência doméstica. . A Sexta Turma decidiu que deverá arcar com a…
2
0

INSS Deve Arcar Com Afastamento De Mulher Ameaçada De Violência Doméstica Decide Superior Tribunal De Justiça.

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá arcar com a subsistência da mulher que tiver de se afastar do trabalho para se…
4
0

[Criminal] Resumo do Informativo n° 655 do STJ

Publicação: 27 de setembro de 2019 QUINTA TURMA PROCESSO PExt no HC 438.080-MG , Rel. Min. Ribeiro Dantas, Quinta Turma, por unanimidade, julgado em 27/08/2019, DJe 02/09/2019 RAMO DO DIREITO DIREITO…
14
3
Lívia Alves, Advogado
há 5 anos

STJ: Para Sexta Turma, INSS deve arcar com afastamento de mulher ameaçada de violência doméstica

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá arcar com a subsistência da mulher que tiver de se afastar do trabalho para se…
3
0

INSS deve custear afastamento de mulher ameaçada de violência doméstica

bit.ly/2lTANMl | Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) arcar com a subsistência da mulher que tiver de se afastar do trabalho para se proteger de violência doméstica. Isso porque, diz…
4
0