Artigo 2 da Lei nº 8.137 de 27 de Dezembro de 1990

Lei nº 8.137 de 27 de Dezembro de 1990

Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências.
Art. 2° Constitui crime da mesma natureza: (Vide Lei nº 9.964, de 10.4.2000)
I - fazer declaração falsa ou omitir declaração sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra fraude, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo;
II - deixar de recolher, no prazo legal, valor de tributo ou de contribuição social, descontado ou cobrado, na qualidade de sujeito passivo de obrigação e que deveria recolher aos cofres públicos;
III - exigir, pagar ou receber, para si ou para o contribuinte beneficiário, qualquer percentagem sobre a parcela dedutível ou deduzida de imposto ou de contribuição como incentivo fiscal;
IV - deixar de aplicar, ou aplicar em desacordo com o estatuído, incentivo fiscal ou parcelas de imposto liberadas por órgão ou entidade de desenvolvimento;
V - utilizar ou divulgar programa de processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigação tributária possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública.
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.
Rodrigo Nogueira, Advogado
há 18 dias

O domínio do fato e a responsabilidade penal dos sócios e diretores de uma pessoa jurídica nos crimes tributários

RESUMO A presente pesquisa busca elucidar sobre a definição de autoria e mencionar a teoria do domínio do fato, nos delitos tipificados pela lei 8.137/90, lei dos crimes contra a ordem tributária. A…
0
0
Aranega Advogados
mês passado

Poso ser preso por não recolher o ICMS?

A resposta inicial é: SIM! O empresário poderá ser preso em razão do não pagamento do ICMS. O ICMS é um imposto que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços de transporte e comunicação…
1
0

"Responsabilidade da Fonte Pagadora: Meu Pagador Não Fez o Repasse do Imposto de Renda, O Que Fazer?"

Responsabilidade da Fonte Pagadora: Meu Pagador Não Fez o Repasse do Imposto de Renda, O Que Fazer? Ao abrir sua Declaração de Ajuste Anual, você se depara com uma surpresa desagradável: há uma…
1
0

A Criminalização da Não Retenção de ICMS nas Operações Próprias e de Substituição Tributária

Introdução A jurisprudência brasileira tem evoluído significativamente na interpretação de condutas que configuram crimes contra a ordem tributária, especialmente no que tange ao Imposto sobre…
1
0

O inadimplemento do ICMS pode ser considerado crime?

Inicialmente, é preciso destacar que não há crime sem o prévio ilícito tributário constatado na via administrativa . Conforme a Súmula Vinculante nº 24, nos crimes tributários materiais, faz-se…
1
0

A prescrição nos crimes tributários formais

A PRESCRIÇÃO NOS CRIMES TRIBUTÁRIOS FORMAIS Rogério Tadeu Romano Tem-se os delitos tributários dispostos na Lei nª 8.137/90: Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir…
1
0
Alyne Arruda, Advogado
há 5 meses

Sonegação Fiscal:

A sonegação fiscal é um crime contra a ordem tributária que envolve a prática de fraudes com o intuito de não recolher tributos devidos ao Estado. A legislação brasileira aborda esse delito,…
1
0

Destaques sobre a Criminalidade Cibernética

Resumo: Este artigo científico aborda a criminalidade cibernética, suas modalidades de crimes e o impacto da Lei Carolina Dieckmann na repressão dessas práticas. A ascensão da tecnologia e o…
1
0

A criminalização de ICMS declarado e não recolhido:

RESUMO O trabalho em tela possui como ensejo a nova possibilidade de incidência do tipo penal incriminador previsto no artigo 2º, inciso II, da Lei nº 8.137/90 sob a interpretação crítica da decisão…
1
0

A Culpabilidade Dentro do Sistema Penal Brasileiro

INTRODUÇÃO A prática de um ato que seja delituoso faz nascer para o Estado aquilo que se conhece por ius puniendi , ou seja, o Estado passa a ter a pretensão de aplicar sanções penais aos…
1
0