Artigo 33 da Lei nº 9.307 de 23 de Setembro de 1996

Lei nº 9.307 de 23 de Setembro de 1996

Dispõe sobre a arbitragem.
Art. 33. A parte interessada poderá pleitear ao órgão do Poder Judiciário competente a declaração de nulidade da sentença arbitral, nos casos previstos nesta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.129, de 2015) (Vigência)
§ 1º A demanda para a decretação de nulidade da sentença arbitral seguirá o procedimento comum, previsto no Código de Processo Civil, e deverá ser proposta no prazo de até noventa dias após o recebimento da notificação da sentença arbitral ou de seu aditamento.
(Revogado)
§ 1o A demanda para a declaração de nulidade da sentença arbitral, parcial ou final, seguirá as regras do procedimento comum, previstas na Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Código de Processo Civil), e deverá ser proposta no prazo de até 90 (noventa) dias após o recebimento da notificação da respectiva sentença, parcial ou final, ou da decisão do pedido de esclarecimentos. (Redação dada pela Lei nº 13.129, de 2015) (Vigência)
§ 2º A sentença que julgar procedente o pedido:
(Revogado)
I - decretará a nulidade da sentença arbitral, nos casos do art. 32, incisos I, II, VI, VII e VIII;
(Revogado)
II - determinará que o árbitro ou o tribunal arbitral profira novo laudo, nas demais hipóteses.
(Revogado)
§ 2o A sentença que julgar procedente o pedido declarará a nulidade da sentença arbitral, nos casos do art. 32, e determinará, se for o caso, que o árbitro ou o tribunal profira nova sentença arbitral. (Redação dada pela Lei nº 13.129, de 2015) (Vigência)
§ 3º A decretação da nulidade da sentença arbitral também poderá ser argüida mediante ação de embargos do devedor, conforme o art. 741 e seguintes do Código de Processo Civil, se houver execução judicial. (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)
(Revogado)
§ 3o A declaração de nulidade da sentença arbitral também poderá ser arguida mediante impugnação, conforme o art. 475-L e seguintes da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Código de Processo Civil), se houver execução judicial.
(Revogado)
(Redação dada pela Lei nº 13.129, de 2015) (Vigência)
(Revogado)
§ 3o A decretação da nulidade da sentença arbitral também poderá ser requerida na impugnação ao cumprimento da sentença, nos termos dos arts. 525 e seguintes do Código de Processo Civil, se houver execução judicial. (Redação dada pela Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)
§ 4o A parte interessada poderá ingressar em juízo para requerer a prolação de sentença arbitral complementar, se o árbitro não decidir todos os pedidos submetidos à arbitragem. (Incluído pela Lei nº 13.129, de 2015) (Vigência)

Tutela Individual do Consumidor em Juízo.

1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS A relação entre consumidor e fornecedor atravessa os séculos e ao longo deste período pode ser observado que o consumidor se encontra como parte vulnerável nessa relação, de…
2
0

Anulação de julgamento arbitral e honorários

ANULAÇÃO DE JULGAMENTO ARBITRAL E HONORÁRIOS Rogério Tadeu Romano I - ARBITRAGEM Chama-se compromisso o contrato pelo qual os figurantes se submetem, a respeito do direito, pretensão, ação ou…
1
0

Tutela Individual do Consumidor em Juízo

Coelho, Rafael Paulo 1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS A relação entre consumidor e fornecedor atravessa os séculos e ao longo deste período pode ser observado que o consumidor se encontra como parte…
2
0
há 11 meses

Jurisdição Estatal e Arbitrária do Regime Processual

Resumo: O Direito Processual é um campo que não se limita apenas a si próprio, mas engloba todos as áreas jurídicas do direito, como o Direito Civil, Trabalhista etc. Este direito, possui como…
2
0
Edilene Silva, Estudante de Direito
há 11 meses

Ação anulatória da sentença arbrital

Ação anulatória da sentença arbitral Autora: Edilene Maria da Silva Bassi Coautor: Gleibe Pretti Universidade Estácio de Sá Método Este artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa em livros, sites…
2
0
Maria José Garcia, Estudante de Direito
há 11 meses

Mediação na Administração Pública: um olhar sob a ótica das Resoluções de Conflitos.

MEDIAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM OLHAR SOB A ÓTICA DAS RESOLUÇÕES DE CONFLITOS Maria José Garcia [1] Coautor: Gleibe Pretti RESUMO Esta pesquisa discorre sobre a temática, Resolução de…
0
0
Cleison Silva, Estudante de Direito
ano passado

Tipos de Arbitragens

Arbitragem Espécies de arbitragem. Introdução: Conceito. As pessoas envolvidas em uma lide tem a opção de escolher uma pessoa física ou jurídica, para mediar o problema que há entre os litigantes,…
0
0
Pedro Lanari, Estudante de Direito
ano passado

A Eficácia da Sentença Arbitral na Solução de Conflitos

A EFICÁCIA DA SENTENÇA ARBITRAL NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS Autor: Pedro de Vasconcellos Lanari Coautor: Gleibe Pretti A lei 9.307/96 , conhecida como lei da Arbitragem, foi um marco histórico no…
1
0
Eduardo Mellis, Advogado
ano passado

Inacessibilidade da arbitragem: a cláusula compromissória presente no contrato de trabalho para à alternativa da resolução de conflito

INACESSIBILIDADE DA ARBITRAGEM: A CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA PRESENTE NO CONTRATO DE TRABALHO PARA À ALTERNATIVA DA RESOLUÇÃO DE CONFLITO Eduardo Rodrigo Mellis [1] Resumo : Antes da reforma…
3
0

Nulidade da Sentença Arbitral e Arbitragem Internacional

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno sobre a nulidade da sentença arbitral e, também, sobre a arbitragem internacional, por meio de seus procedimentos, hipóteses de…
3
0