Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024

Distrato de Contrato de Imóveis

Publicado por Stephanie Pinheiro
há 2 anos

A nova Lei de Distratos, Lei nº 13.786, de 27 de dezembro de 2018, sedimentou a discussão sobre percentuais a serem restituídos no caso de rescisão do contrato de forma motivada pelo comprador, que antes, dependia de decisões da Justiça para definição do patamar.

Geralmente, as incorporadoras resistiam em firmar o distrato ou, aplicam multas consideradas totalmente abusivas aos compradores.

Assim, muitos adquirentes precisão promover a rescisão judicial para obter uma restituição maior do que aquela proposta pelo incorporador.

Via de regra, os valores eram fixados entre 90% à 80% dos valores pagos, eis que, era dado o direito aos construtoras reter parte do valor pago para compensação das despesas administrativas decorrentes do contrato.

Com o advento da nova lei, os percentuais passaram a ser fixados de acordo com o art. 67-A da em 75% com a hipótese de retenção de até 50%, desde que a construtora tenha realizado a instituição de patrimônio de afetação.

Entretanto, ainda que se pese que não há decisões dos Tribunais Superiores sobre a questão, entendemos que a nova lei de distrato de compra de imóvel novo tem validade somente para contratos assinados após 27/12/2018 em virtude dos princípios constitucionais do direito adquirido e ato jurídico perfeito.

Ou seja, quem assinou contrato de compra e venda antes desta data e pretende fazer um distrato de forma justa não tendo prejuízo tão expressivo, pode promover ação judicial para o distrato pois o Judiciário entende que quando há desvantagem exagerada para o consumidor, aplica o Código de Defesa do Consumidor (art. 39, inciso V e art. 51., inciso IV, Lei Federal 8.078/90) a favor do comprador, anulando cláusulas contratuais.

#direito #direitoimobiliario #imobiliario #advogada #advogado #leis #lei #leidodistrato #contratos #contratodecompraevenda #compraevenda #advogada #oab

  • Publicações159
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/distrato-de-contrato-de-imoveis/1445420732

Informações relacionadas

Anderson Krenzlin, Advogado
Artigoshá 2 anos

Principais Erros ao Solicitar um Distrato

Azevedo Neto Advogados, Advogado
Artigoshá 5 anos

Lei 13786/2018: "A Lei do Distrato"

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo De Distrato De Compromisso De Compra E Venda De Imóvel

Raphael Faria, Advogado
Artigoshá 4 anos

Será que há diferença entre Distrato e Quitação?

Thiago Dornelis, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Distrato imobiliário – Rescisão do Contrato de Promessa de Compra

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)