Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Imposto de Exportação

Cobrança do imposto de exportação

Publicado por Carmelina Garzao
há 10 anos

O imposto de exportação é de competência da união, (seu fato gerador é a saída de um produto nacional ou nacionalizado do território nacional (artigo 23 do CNT).

Sua principal característica é a cobrança com função fiscal e regulatória, não só na arrecadação, mas também de acordo com as modificações de suas alíquotas, à disciplina do fluxo de esportações.

O imposto de exportação não adere ao princípio da anterioridade, assim o poder executivo pode, nas condições e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas ou as bases de cálculo do impodto, a fim de ajustá-lo aos objetivos da política cambial e do comércio exterior (artigo 21 so CNT).

Nos artigos 23 a 28 do Código Tributário Nacional, (CTN) encontramos as regras e as diciplinas para o imposto.

A alíquota do imposto é de 30% mas como o poder executivo pode reduzi-la ou aumenta-la para atender aos objetivos da política cambial e do comécio exterior, essa alíquota tem um limite que não pode ultrapassar 150% e nem ser inferior ao seu custo de aquisição.

O contribuinte do imposto é o importador ou quem a lei a equiparar; o arremante de produtos apreendidos ou abandonados (artido 22 CNT).

A base de cálculo do imposto é, quando a alíquota seja específica, a unidade de medida adotada pela lei tributária; quando alíquota seja ad valorem, o preço normal que o produto, ou seu similar alcançaria. Ao tempo da exportação, em uma venda em condições de livre concorrência. A lei pode adotar como base de cálculo a parcela do valor ou do preço, referidos no artigo 24, excedente de valor básico, fixado de acordo com os critérios de dentro do limite por esta estabelecidos.

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações234
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/imposto-de-exportacao/149157240

Informações relacionadas

Profª Francys Balsan, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Resumo: Princípio da Anterioridade do Exercício Financeiro Seguinte e Nonagesimal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)