FISCAL. DIREITO SUBJETIVO DO SERVIDOR. AUSÊNCIA DE VIOLAÇÃO AO DISPOSTO NO ART. 73, VIII, DA LEI 9.504/97. EFEITOS FINANCEIROS QUE FORAM PROJETADOS APÓS O PERÍODO ELEITORAL. NÃO ENQUADRAMENTO DO CASO EM TELA AO RE Nº 905.357 RR – TEMA 864. ALEGAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA. NÃO COMPROVAÇÃO. SENTENÇA MANTIDA NOS SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. 1. RECURSO CONHECIDO PORQUE ADEQUADO E TEMPESTIVO, ESTANDO O ENTE PÚBLICO DISPENSADO DO RECOLHIMENTO DO PREPARO RECURSAL, NOS MOLDES DO ART. 1.007, § 1º, CF. 2.INICIALMENTE, DESTACA-SE QUE A REGRA É DE QUE O RECURSO INOMINADO POSSUA APENAS O EFEITO DEVOLUTIVO. ENTRETANTO, EXCEPCIONALMENTE, MEDIANTE DEMONSTRAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE DANO IRREPARÁVEL, PODERÁ O MAGISTRADO DEFERIR TAL EFEITO AO RECURSO.O ART. 43 DA LEI Nº 9.099/95 DISPÕE QUE: “O RECURSO TERÁ SOMENTE EFEITO DEVOLUTIVO, PODENDO O JUIZ DAR-LHE EFEITO SUSPENSIVO, PARA EVITAR DANO IRREPARÁVEL PARA A PARTE”. JÁ O ARTIGO 995, PARÁGRAFO ÚNICO, CPC, DISPÕE QUE: “A EFICÁCIA DA DECISÃO RECORRIDA PODERÁ SER SUSPENSA POR DECISÃO DO RELATOR, SE DA IMEDIATA PRODUÇÃO DE SEUS EFEITOS HOUVER RISCO DE DANO GRAVE, DE DIFÍCIL OU IMPOSSÍVEL REPARAÇÃO, E FICAR DEMONSTRADA A PROBABILIDADE DE PROVIMENTO DO RECURSO”. OCORRE QUE, NO CASO EM TELA, NÃO SE MOSTRA EVIDENTE O PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS CITADOS, TAIS COMO A DEMONSTRAÇÃO DO DANO IRREPARÁVEL PARA A PARTE, A ENSEJAR A CONCESSÃO DO EFEITO VINDICADO. NEGO, PORTANTO, A CONCESSÃO DO EFEITO POSTULADO. 3. NO MAIS, EM QUE PESE TER A PARTE RECORRIDA ALEGADO, EM SEDE DE CONTRARRAZÕES, QUE HOUVE OFENSA AO PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE, REPUTO QUE A PARTE RECORRENTE O OBSERVOU, POIS OS ARGUMENTOS ADUZIDOS NAS RAZÕES RECURSAIS REFEREM-SE AOS FUNDAMENTOS DA SENTENÇA QUE ESTA PARTE ENTENDEU INADEQUADOS E, CONSEQUENTEMENTE, INAPLICÁVEIS AO CASO EM TELA. 4. EM QUE PENSE A INSURGÊNCIA RECURSAL QUANTO A TUTELA ANTECIPADA CONCEDIDA, DA ANÁLISE DA SENTENÇA GUERREADA, INFERE-SE QUE A TUTELA ANTECIPADA NÃO FOI CONCEDIDA PELO MAGISTRADO SENTENCIANTE, DEVENDO SER AFASTADA A INSURGÊNCIA. 5. NARRA O REQUERENTE QUE É SERVIDOR PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARACAJU, COM VÍNCULO ESTATUTÁRIO, OCUPANDO A FUNÇÃO DE AGENTE ADMINISTRATIVO, LETRA O, NÍVEL III E QUE O ENTE PÚBLICO DEIXOU DE EFETUAR CORRETAMENTE O PAGAMENTO DOS VENCIMENTOS, A PARTIR DO MÊS DE ABRIL DE 2017, POIS NÃO FOI OBSERVADO PELO ENTE REQUERIDO O REAJUSTE DISPOSTO NO ARTIGO 2º DA LEI MUNICIPAL Nº 4.769/2016. 6. A PARTE RECORRENTE SUSTENTA QUE A NORMA QUE EMBASA O PEDIDO AUTORAL TRAZ AUMENTO DE DESPESA QUE CONFLITA COM OS DITAMES TRAZIDOS PELA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, POIS NÃO ESTAVA ACOMPANHADA DE ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIOFINANCEIRO PARA AQUELE EXERCÍCIO E OS DOIS SUBSEQUENTES, CONFORME EXIGE O ART. 16, I DA LRF. ADUZ, AINDA, OFENSA À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE ARACAJU, QUE PROÍBE A CONCESSÃO DE AUMENTO SALARIAL NO ÚLTIMO ANO DE MANDATO E À LEGISLAÇÃO ELEITORAL QUE PROÍBE QUE NO PERÍODO DE 180 DIAS ANTES DAS ELEIÇÕES ATÉ O DIA DA POSSE DOS CANDIDATOS ELEITOS HAJA AUMENTO DE REMUNERAÇÃO PARA O FUNCIONALISMO PÚBLICO. 7. A LEI Nº 4.769/16, QUE ALTERA O ANEXO I DA LEI 4.648/2015, E QUE É O OBJETO CENTRAL DA PRESENTE LIDE, VERSA SOBRE A TABELA DE VENCIMENTO DOS SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO GERAL, INSTITUINDO AUMENTOS DO VENCIMENTO BÁSICO A DIVERSAS CATEGORIAS A DEPENDER DO NÍVEL E LETRA OCUPADOS. A MENCIONADA LEI QUE MAJOROU OS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO DE ARACAJU FORA PREVISTA EM LEI ESPECÍFICA, HAVENDO, INCLUSIVE, INDICAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PRÓPRIA PARA SUPRI-LO NA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2017, NÃO PROCEDENDO REFERIDA LEI VINCULAÇÃO A QUALQUER ESPÉCIE REMUNERATÓRIA, CONFORME TEOR DOS ART. 4º DA LEI Nº 4.769/16 E ART. 9º DA LEI Nº 4.856/2016, CUJOS PRECEITOS LEGAIS ORA TRANSCREVE-SE, RESPECTIVAMENTE: LEI Nº 4.769 DE 05 DE ABRIL DE 2016 “ALTERA O ANEXO I DA LEI Nº 4.648, DE 23 DE JUNHO DE 2015, E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. (…) ART. 4º. AS DESPESAS DECORRENTES DA APLICAÇÃO OU EXECUÇÃO DESTA LEI DEVEM CORRER À CONTA DAS DOTAÇÕES APROPRIADAS, CONSIGNADAS NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO PARA O PODER EXECUTIVO.” (…) LEI Nº 4.856 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016 “ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU PARA O EXERCÍCIO DE 2017, E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. (…) ART. 9º. FICA ASSEGURADA, NOS TERMOS DA LEI, A DESTINAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E RECURSOS PARA O CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO ART. 2º DA LEI Nº 4.769, DE 05 DE ABRIL DE 2016. (...)” 8. DESTA FEITA, NÃO HÁ O QUE SE FALAR EM VIOLAÇÃO AO ART. 169, § 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, HAJA VISTA QUE HOUVE AUTORIZAÇÃO ESPECÍFICA NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LEI Nº 4.856), CONSOANTE ART. 9º SUPRACITADO. MISTER SE FAZ CONSIGNAR, AINDA, QUE, EM QUE PESE A LEI Nº 4.769/16 TER ENTRADO EM VIGOR NA DATA DA SUA PUBLICAÇÃO (05 DE ABRIL DE 2016), ELA SOMENTE PASSOU A TER PLENA EFICÁCIA EM 1º DE ABRIL DE 2017, PORTANTO, HOUVE PRÉVIA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, JÁ QUE A LEI Nº 4.856 FOI PUBLICADA 29 DE DEZEMBRO DE 2016. 9. ADEMAIS, AUSÊNCIA DE ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO NOS DOIS EXERCÍCIOS SUBSEQUENTES NÃO PODE SERVIR DE EMPECILHO PARA A APLICAÇÃO DE LEI, ISSO PORQUE, CONDICIONAR O DIREITO DO SERVIDOR PÚBLICO, JÁ RECONHECIDO PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, AO PODER DISCRICIONÁRIO DAQUELA EM EDITAR A RESPECTIVA PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, CONSTITUI UMA AFRONTA À EFICÁCIA DA LEI, A SUA OBRIGATORIEDADE E AO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA (ARTIGO 5º, INCISO XXXVI, DA CRFB/88). 10. COM EFEITO, NÃO PODE O SERVIDOR PÚBLICO FICAR A MERCÊ DA INGERÊNCIA E DESÍDIA DO ADMINISTRADOR PÚBLICO QUE, AO CRIAR AS LEIS, NÃO RESPEITA A DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E VAI DE ENCONTRO COM O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE QUE REGE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ARTIGO 37, DA CRFB/88). PENSAR DIFERENTE, COLOCARIA OS SERVIDORES PÚBLICOS EM POSIÇÃO DE MANIFESTA DESVANTAGEM E INSEGURANÇA JURÍDICA, PORQUANTO AQUELES NUNCA SABERIAM QUANDO, REALMENTE, PODERIAM CONFIAR NAS NORMAS LEGAIS CONCERNENTES AS VANTAGENS CRIADAS EM SEU FAVOR. 11. PRECEDENTES: (RECURSO INOMINADO Nº 201901010150 Nº ÚNICO001XXXX-27.2019.8.25.9010 - TURMA RECURSAL DO ESTADO DE SERGIPE, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE -RELATOR (A): ROSA MARIA MATTOS ALVES DE SANTANA BRITTO - JULGADO EM 10/03/2020), (RECURSO INOMINADO Nº 201901009387 Nº ÚNICO000XXXX-11.2019.8.25.9010 - TURMA RECURSAL DO ESTADO DE SERGIPE, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE - RELATOR (A): ROSA MARIA MATTOS ALVES DE SANTANA BRITTO - JULGADO EM 10/03/2020) E (RECURSO INOMINADO Nº 201901009383 Nº ÚNICO000XXXX-71.2019.8.25.9010 - TURMA RECURSAL DO ESTADO DE SERGIPE, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE - RELATOR (A): ROSA MARIA MATTOS ALVES DE SANTANA BRITTO - JULGADO EM 10/03/2020). 12. INSTA RESSALTAR QUE, QUANDO O ENTE PÚBLICO UTILIZA SUA PRÓPRIA ILEGALIDADE E SUA NEGLIGÊNCIA PARA REVOGAR BENEFÍCIOS CONCEDIDOS AOS SERVIDORES PÚBLICOS ATRAVÉS DE LEI, ATUA AQUELE EM MANIFESTA OFENSA À BOA-FÉ, POIS UTILIZA SEU PRÓPRIO ERRO PARA SE ESCUSAR DE CUMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES. POR ESSA RAZÃO, AINDA QUE O MUNICÍPIO NÃO POSSUA CAPACIDADE ORÇAMENTÁRIA PARA PAGAR O AUMENTO CONFERIDO PELA LEI Nº 4.769/16, DEVE, ENTÃO, OPTAR PELAS ALTERNATIVAS QUE A PRÓPRIA LEGISLAÇÃO LHE CONFERE, OU ADEQUAR SUAS DESPESAS, MEDIANTE REDUÇÃO DOS GASTOS COM CARGOS EM COMISSÃO OU EXONERAÇÃO DE SERVIDORES NÃO ESTÁVEIS. 13. NO MESMO SENTIDO, JÁ DECIDIU O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA: PROCESSUAL CIVIL. SERVIDOR PÚBLICO. REAJUSTE REMUNERATÓRIO PREVISTO EM LEI ESTADUAL LIMITES ORÇAMENTÁRIOS. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LC 101/2000). DECISÃO JUDICIAL. INAPLICABILIDADE. 1. É ASSENTE NO STJ O ENTENDIMENTO DE QUE NÃO INCIDEM AS RESTRIÇÕES PREVISTAS NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LC 101/2000) SOBRE AS DESPESAS COM PESSOAL QUANDO DECORREREM DE DECISÕES JUDICIAIS. 2. DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO DO STJ, AINDA QUE A PRETEXTO DE FAZER CUMPRIR A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, NÃO CUMPRE À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUPRIMIR O DIREITO DOS SERVIDORES DE OBTER VANTAGEM PESSOAL JÁ ASSEGURADA POR LEI. 3. AGRAVO REGIMENTAL NÃO PROVIDO. (AGRG NO RESP N. 1.467.347/RN, RELATOR MINISTRO HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, DJE 31/10/2014). ADMINISTRATIVO. RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. PROFESSORES ESTADUAIS. CORREÇÃO SALARIAL CONCEDIDA POR MEIO DA LEI ESTADUAL N.º 7.885/2003, A SER IMPLEMENTADA PARCELADAMENTE. REVOGAÇÃO PELA MEDIDA PROVISÓRIA N.º 01/2004. DIREITO ADQUIRIDO À IMPLEMENTAÇÃO INTEGRAL DO REAJUSTE. OFENSA À LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL NÃO OCORRÊNCIA. (…) 4. A ORIENTAÇÃO FIRMADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É NO SENTIDO DE QUE A LEI COMPLEMENTAR N.º 101/2000, QUE REGULAMENTOU O ART. 169 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, AO FIXAR OS LIMITES DE DESPESAS COM PESSOAL DOS ENTES PÚBLICOS, NÃO PODE SERVIR DE FUNDAMENTO PARA ELIDIR O DIREITO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. PRECEDENTES. 5. ORDEM CONCEDIDA, PARA QUE SEJA ASSEGURADO AOS SERVIDORES PÚBLICOS INTEGRANTES DO GRUPO OCUPACIONAL