Busca sem resultado
Direito das Sucessões - Ed. 2023

Direito das Sucessões - Ed. 2023

Capítulo 2. Formas de Sucessão

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Sumário:

1.Abertura da sucessão

A abertura da sucessão ocorre com o falecimento do de cujus . Não há sucessão de pessoas vivas (viventes non datur hereditas), nem a possibilidade de decretação da morte civil. Esta, que era aplicada como pena acessória para certos crimes, desapareceu das legislações modernas. E, mesmo nos ordenamentos jurídicos que impedem certos condenados de fazer seus testamentos, não existe a impossibilidade de haver a sucessão ab intestato (legítima) em relação a eles. No que concerne, porém, ao ausente, cuja morte é presumida ( CC , art. 6 .º, parte final), podem seus herdeiros pleitear nos termos da lei a abertura da sucessão provisória e definitiva. Só, todavia, na hipótese de ele reaparecer após dez anos da sucessão definitiva é que não será reintegrado na propriedade de seus pertences ( CC , art. 39 , caput).

É da máxima importância, pois, fixar o momento exato do falecimento para poder estabelecer a delação hereditária. Em certas hipóteses de mortes de dois parentes com reduzido intervalo de tempo, como pode acontecer em certos acidentes que venham dizimar uma família, haverá interesse em saber quem faleceu em primeiro lugar, para poder estabelecer a ordem de transmissão dos bens. No caso de comoriência, em que não se pode verificar a ordem cronológica dos falecimentos, presume-se que os diversos herdeiros morreram simultaneamente ( CC , art. 8 .º), sendo a herança distribuída como se, na época da sua abertura, inexistissem as diversas pessoas que na mesma ocasião faleceram 1 . O direito brasileiro, nesse aspecto, não seguiu, por exemplo, o direito francês, o qual, embasado no direito romano, estabelece uma série de presunções nessa matéria, como aquela que prevê que os mais velhos morreram antes que os mais jovens.

Assim, se em um acidente de aviação falecem o pai e o filho, se este morreu em primeiro lugar, o seu patrimônio transfere-se aos pais, caso ele não tenha descendentes, beneficiando, inclusive, os avós paternos, que receberão a metade herdada pelo espólio do pai do de …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1abertura-da-sucessao-capitulo-2-formas-de-sucessao-direito-das-sucessoes-ed-2023/1929470191