Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Turma Criminal rejeita embargos de declaração que rediscutia o mérito da apelação

    Em sessão realizada no dia 31 de janeiro, a 2ª Turma Criminal rejeitou embargos de declaração em apelação criminal nº , interpostos pelo Ministério Público Estadual.

    O órgão ministerial, por entender que a decisão que negou provimento ao recurso de apelação teria sido omissa, apresentou o recurso, pugnando pela manifestação expressa do órgão colegiado sobre o art. , § 1º, da Lei 8.072/90, e do art. 33, § 4º, da Lei 11.343/2006.

    O art. 33, da Lei 11.343/2006, prevê várias condutas típicas para aquele que pratica o tráfico de drogas, como produzir, fabricar, adquirir, vender, transportar ou fornecer drogas. Em seu § 4º, estabelece que “nos delitos definidos no caput e no § 1.º deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa”.

    Já o art. , § 1.º, da Lei 8.072/90 define que, para os crimes equiparados a hediondos ”a pena por crime previsto neste artigo será cumprida inicialmente em regime fechado”.

    O Ministério Público Estadual havia apresentado recurso de apelação, defendendo a tese de que a minorante prevista no art. 33, § 4.º, da Lei 11.343/06, violaria o princípio da proporcionalidade, e, diante da negativa de provimento, recorreu por meio de embargos de declaração.

    Por entender que o caso se tratava de rediscussão da matéria originariamente recorrida, o Des. Claudionor Miguel Abss Duarte (Relator) votou pela rejeição dos embargos, sendo acompanhado, à unanimidade.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-turma-criminal-rejeita-embargos-de-declaracao-que-rediscutia-o-merito-da-apelacao/2551520

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)