Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

A empresa paga transporte coletivo ao funcionário que utiliza veículo próprio. Em greve de transporte coletivo é permitido ao funcionário se ausentar?

há 8 anos

A empresa paga transporte coletivo ao funcionrio mas o mesmo vem ao trabalho de veculo prprio Quando ocorre greve de transporte coletivo o mesmo acha por direito no comparecer ao trabalho por falta de nibus Isso permitido

A concessão do benefício implica a aquisição pelo empregador dos Vales-transportes necessários aos deslocamentos do trabalhador no percurso residência-trabalho e vice-versa, pelo serviço de transporte que melhor se adequar.

Se o empregado não utilizar transporte coletivo público, não fará jus ao vale-transporte. Se o deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa ocorrer a pé, de bicicleta, moto, automóvel ou qualquer outro meio que não seja o transporte coletivo público, não fará jus ao benefício.

Dito isto, constitui ato de improbidade o empregado requerer e receber vale-transporte quando for trabalhar de carro.

Pode-se dizer que o ato desonesto do empregado abala a confiança existente na relação de emprego, culminando em rescisão do contrato por justa causa, visto que fica evidente a intenção do empregado de enriquecer indevidamente às custas do empregador, ensejando assim franco ato de improbidade (alíneas de a a l do art. 482 da CLT).

Importante dizer que se a empresa já sabe a algum tempo da conduta do empregado não é possível aplicar uma sanção tão grave, pois subentende-se que o empregador o desculpou (perdão tácito[1]).

Ciente disso, o recomendável é a subtração do vale transporte, ou a advertência do empregado que falta em greve de ônibus, mediante declaração de duas testemunhas que tenham ciência de que o empregado utiliza carro próprio para ir trabalhar.

A ausência do empregado neste caso é passível de desconto do dia faltado, pois não há justificativa para sua falta.

[1] Opera-se o perdão tácito quando, verificando-se a ocorrência de uma falta disciplinar, não atua o empregador de forma imediata, deixando transcorrer tempo razoável entre o fato punível e o momento da aplicação da sanção que lhe é consequente.

  • Publicações4
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-empresa-paga-transporte-coletivo-ao-funcionario-que-utiliza-veiculo-proprio-em-greve-de-transporte-coletivo-e-permitido-ao-funcionario-se-ausentar/316924900

Informações relacionadas

Estevan Facure, Advogado
Artigoshá 8 anos

O que acontece quando eu pego carona para o trabalho e empresto ou vendo meus passes para alguém?

Desconto de 6% pelo vale-transporte incide apenas sobre o salário básico

Pedro Anelli, Advogado
Notíciashá 7 anos

Meu chefe pode descontar salário por atraso em dia de greve no transporte?

Edgar Yuji Ieiri, Advogado
Artigoshá 7 anos

Greve no transporte público e desconto salarial

Mônia Gama Vallim, Advogado
Artigoshá 8 anos

O Transporte do Empregado é uma Obrigação da Empresa?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)