Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acusado de roubo à mão armada é absolvido após atuação da DPU

    há 6 anos

    Brasília – A Justiça Federal da Paraíba, após atuação da Defensoria Pública da União (DPU) em Campina Grande (PB), absolveu o réu J.P.O.S. do crime de roubo à mão armada, previsto no art. 157, § 2º, I e II, do Código Penal, à agência dos Correios de São José da Mata. A DPU conseguiu demonstrar que as provas não eram suficientes para a condenação.

    De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), em novembro de 2014, J.P.O.S, supostamente armado, em concurso com outros dois indivíduos, um não-identificado e outro possivelmente menor de idade, teria invadido a agência dos Correios, rendido o vigilante e, abordado a funcionária do caixa, exigindo a entrega do numerário constante da gaveta. Em seguida, o denunciado teria levado a funcionária para a sala do cofre e determinado que ela se deitasse no chão e digitasse a senha de abertura. Como o cofre demorava para abrir, no entanto, os assaltantes resolveram não esperar e fugiram apenas com o numerário recolhido do caixa.

    Em defesa do assistido, a defensora pública-federal Emília de Assis Alcoforado Costa sustentou que, apesar da inexistência de dúvida quanto à efetiva ocorrência do crime de roubo narrado na denúncia, não houve suficiente esclarecimento a respeito da autoria do delito, visto que a prova produzida em juízo, mediante contraditório, não possibilita afirmar, com o grau de certeza exigido pelo direito penal, que J.P.O.S. praticou o crime.

    Com efeito, as únicas duas vítimas diretas do assalto – a funcionária do caixa e o vigilante, ouvidos como testemunhas de acusação – não foram capazes de identificar J.P.O.S como um dos assaltantes, de maneira que o reconhecimento fotográfico, realizado em sede policial, não restou confirmado durante a instrução processual.
    Em decisão, o magistrado absolveu J.P.O.S. das acusações, alegando como insuficiente as referidas provas imputadas pelo MPF.

    LVR/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4496
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações216
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusado-de-roubo-a-mao-armada-e-absolvido-apos-atuacao-da-dpu/572211757

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)