Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Alunos com necessidades especiais têm direito a professor-auxiliar em sala

O Tribunal de Justiça confirmou, em decisão da 4ª Câmara de Direito Público, a obrigatoriedade do Estado contratar e disponibilizar segundo professor para atender alunos com necessidades especiais. Ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público junto a comarca de Imbituba cobrou este direito, não garantido pelo Estado na rede de ensino local.

Entre outros argumentos, o ente estatal alegou ilegitimidade do MP para propor a ação, assim como interferência indevida do Judiciário ao imiscuir-se em seara de competência discricionária do Executivo. Sua defesa não encontrou eco junto ao desembargador José Volpato de Souza, relator da matéria.

Em se tratando de interesses sociais, como é a educação, autorizado está o Ministério Público a demandar em juízo, fazendo uso da ação civil pública para proteger os interesses difusos e coletivos, afiançou o magistrado. Ele também negou que decisão dessa natureza implique em suposta ingerência do Judiciário na esfera da administração pública.

Deveras, não há discricionariedade do administrador frente aos direitos consagrados, quiçá constitucionalmente, salientou. Por fim, para fulminar com a pretensão recursal do Estado, o relator afirmou que o direito postulado na ação é de natureza inalienável e indisponível, que deve inclusive se sobrepor às questões de ordem financeira do poder público. A decisão foi unânime. (AC 2011081869-0).

  • Publicações23906
  • Seguidores1230
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11800
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-com-necessidades-especiais-tem-direito-a-professor-auxiliar-em-sala/3012242

Informações relacionadas

Artigoshá 4 anos

Do direito ao professor auxiliar para o portador de Transtorno de Espectro Autista

Fernanda Lima, Advogado
Modeloshá 3 anos

Requerimento administrativo para obtenção de professor de apoio especializado para aluno com deficiência

Claudia Hakim, Advogado
Artigoshá 3 anos

Existe lei que determine a presença de um A.T em sala de aula? Qual é a função e a formação necessária do acompanhante especializado para um aluno autista?

Camila Moreira, Pedagogo
Artigoshá 2 anos

Profissional de Apoio Escolar

Carlos Eduardo Rios do Amaral, Defensor Público
Artigoshá 6 anos

Criança com deficiência tem direito a educador especial em sala de aula

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu gostaria que fosse respeitado por lei e principalmente pelo bom senso ao próximo que todas as crianças com algum problema tipo sindrome de down, altismo e outros tivessem seus direitos respeitados de poder frequentar a escola e principalmente ter um monitor qualificado para os ajudarem em suas atividades. continuar lendo

É possível tirar o auxiliar de sala se o responsável não quiser um acompanhamento especial ao filho? continuar lendo